Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Cascavel já emite o Certificado Internacional de Vacinação

30/11/18 às 17:33 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A partir de hoje (30) quem precisar do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) já não necessitará se deslocar a outras cidades do Paraná para obter o documento. A Secretaria de Saúde entregou nesta sexta-feira o Centro de Orientação de Viajantes e Ambulatório de Profilaxia da Raiva Humana, credenciado pela Anvisa, que possibilita a emissão do CIVP. O atendimento funciona anexo ao Programa Municipal de Imunização, na Rua Presidente Kennedy, 2.546, no Bairro Coqueiral.

O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia comprova a vacinação contra doenças e é exigido por vários países a viajantes procedentes ou com destino a áreas com risco de transmissão de febre amarela. Somente em Cascavel, há uma média de 150 pessoas que necessitam deste documento todo mês.

Até então, no Paraná o certificado era emitido apenas no posto da Anvisa em Paranaguá; no aeroporto Afonso Pena em Curitiba; nos postos de fronteira da Anvisa em Foz do Iguaçu e Guaíra; no aeroporto de Maringá e na Secretaria de Saúde de Londrina. Localizada em região estratégica e fronteiriça, agora Cascavel também está credenciada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

A disponibilização reflete em mais um avanço na saúde pública municipal e marca uma das ações em comemoração aos 67 anos de Cascavel. "A gente já havia tentado implantar este serviço em Cascavel, mas a Anvisa tinha dificuldade para descentralizar o serviço; agora o prefeito Paranhos fez esta provocação à Anvisa e, a partir disso houve a liberação com o treinamento de duas enfermeiras e com a incorporação de um computador e uma impressora a gente conseguiu trazer para Cascavel e região um serviço que exigia um deslocamento de mais de 300 km entre ida e volta do cidadão cascavelense até Foz. E com este serviço, agora a gente traz para o SUS pessoas que usualmente não vêm ao sistema público de saúde, que são as pessoas que fazem viagens internacionais e que passarão a conhecer uma face linda do nosso sistema público de saúde", disse o secretário Rubens Griep.

Como utilizar

Já está disponível no Portal do Município um banner chamado Saúde do Viajante, por meio do qual o cidadão preenche um pré-cadastro e agenda o atendimento na Anvisa. Em seguida ele recebe um login e uma senha para realizar o agendamento no Programa Municipal de Imunização de Cascavel.

Raiva

A Secretaria de Saúde também mantém o ambulatório de atendimento para Profilaxia da Raiva Humana. O objetivo do serviço é realizar profilaxia contra a doença da raiva para todas as pacientes das redes pública e privada de saúde,vítimas de agressão por meio de mordedura, lambedura, arranhadura, e contato indireto de animais passíveis de transmissão da doença como cães, gatos, morcegos, raposas, cachorro e gato do mato, gambás, saruês, saguis, bovinos, equinos e outros.


Programa Ninar

O prefeito Leonaldo Paranhos também repassou para o Programa Ninar um veículo Cherry 0 km para o trabalho dos agentes de saúde no acompanhamento dos bebês recém-nascidos em Cascavel. Em média nascem no Município cerca de 600 crianças por mês, "e algumas delas são prematuras e necessitam de um acompanhamento especializado pelo Programa Ninar", disse o Secretário Rubens Griep.

Assessoria

© Copyright 2023 Grupo Tarobá