Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Caso de H1N2 em Ibiporã é raro; apenas 26 foram diagnosticados no mundo

11/07/20 às 13:04 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Um caso humano de H1N2 está sendo monitorado em Ibiporã pela Fundação Oswaldo Cruz. o vírus, que é uma mutação do influenza "A" circula em porcos e, segundo a Organização Mundial da Saúde, apresenta potencial para gerar uma pandemia.

Na cidade com pouco mais de 100 mil habitante a notícia pegou muitos de surpresa, já que o foco nesse momento é a Covid-19 e muitos estão tomando os cuidados básicos.  

E o susto veio depois que uma jovem de 22 anos foi diagnosticada com a H1N2. Uma doença que tem sintomas parecidos com o novo coronavírus e também com a gripe comum.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

A mulher trabalha em um frigorífico e começou a passar mal em junho deste ano. Ela procurou uma unidade básica de saúde, pois achou que estava com Covid-19. Os médicos não conseguiram identificar a doença e encaminharam as amostras para a Fiocruz que confirmou o H1N2.

Segundo o secretário de Saúde de Ibiporã, Paulo Zapparoli, a principal suspeita é que ela tenha contraído o vírus enquanto manuseava carnes de porco. A paciente ficou afastada, em tratamento, se recuperou e deve voltar ao trabalho.

A Organização Mundial de Saúde ainda não sabe se esse vírus pode ser transmitido de humano para humano. Os fornecedores de carne foram avisados depois da confirmação desse caso. O frigorifico não precisou ser interditado e até o momento nenhum outro caso foi confirmado. Mas a secretária de saúde monitora uma outra funcionária que teve os mesmos sintomas que a jovem doente.

“A Secretaria de estado da Saúde também está acompanhando junto com a secretaria municipal, junto coma vigilância, para que isso seja cercado e não exista proliferação. Como os cuidados internos e externos foram tomados, não existe nenhum outo caso, creio que a possibilidade de proliferação está anulada”, aponta Zapparoli.

Sintomas
A H1N2 é um subtipo de Influenza A, vírus responsável pela gripe, que é uma infecção respiratória. Os sintomas são:
- dor de cabeça;
- garganta inflamada;
- febre;
- tosse;
- mal-estar;
- dor nas articulações;
- garganta, nariz e olhos vermelhos e
- perda do apetite.

Em todo mundo, apenas 26 casos foram diagnosticados desde 2005.

LEIA MAIS

© Copyright 2023 Grupo Tarobá