Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Casos de coronavírus quase triplicam em uma semana em Jaguapitã

04/08/20 às 20:23 - Escrito por Laisa Oliveira
siga o Tarobá News no Google News!

Jaguapitã, cidade que fica aproximadamente a 56 km de Londrina, apresentou um grande salto na curva de contaminação por coronavírus. Segundo as estatísticas da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade tinha 145 casos no dia 28 de julho e, nesta terça-feira (04), uma semana depois, chegou a 413.

O número de casos confirmados aumentou 185% entre as duas datas, ou seja, quase triplicou em apenas sete dias. Segundo o secretário de saúde da cidade, Claudio Miguel Ferreira, 202 casos contabilizados nos últimos dias vieram da testagem do abatedouro, o que explica parte do número de contaminação da cidade.

A cidade, que tem cerca de 13.620 habitantes, conforme Censo Demográfico de 2019 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), tem parte da economia voltada para os abatedouros. Recentemente, uma das duas empresas do ramo na cidade, que emprega trabalhadores de Jaguapitã e cidades da região, precisou fazer uma testagem em massa em um setor do turno da noite.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Com seis óbitos em decorrência do novo coronavírus, a cidade tem apostado na restrição de bares e lanchonetes e em mensagens de prevenção através de carros de som para enfrentar a pandemia.

De acordo com o secretário, as aglomerações ocorrem principalmente em mercados e bancos, que, afirma, já foram notificados pela fiscalização. Além da Vigilância Sanitária, o município também investiu em uma empresa terceirizada para auxiliar nas denúncias.

Segundo Ferreira, a Secretaria Municipal de Saúde estuda com a prefeitura ações mais rígidas para conter o avanço da Covid-19 em Jaguapitã. “A postura da população tem muito a melhorar. Tem que ter isolamento, [mas] recebemos denúncias de festas e churrascos”, diz o secretário.

Jaguapitã não tem leitos hospitalares e os casos graves de Covid-19 são encaminhados para Londrina, Arapongas ou Apucarana. Os pacientes de menor gravidade são orientados a permanecer em isolamento social em casa e recebe acompanhamento dos agentes de saúde.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá