Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Casos de dengue aumentam 1000% em uma semana em Londrina

22/01/20 às 09:31 - Escrito por Ticianna Mujalli
siga o Tarobá News no Google News!

Os casos confirmados de dengue aumentaram de 6 para 64 em apenas uma semana. Além disso, ainda há outros 885 à espera de resultados de exames. Desde o início do ano, foram mais de 1000 notificações registradas nos postos de saúde da cidade. Duas mortes também estão em investigação e podem ter sido causadas pela doença.

Outro número que preocupa é o do Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti, Liraa. O primeiro índice do ano apontou 7,7%, o que quer dizer que a cada 100 imóveis vistoriados pelos agentes de endemias, em mais de sete foram encontrados focos do mosquito transmissor da dengue, zica e chicungunya. Conforme classificação do Ministério da Saúde, o número é preocupante pois já é considerada situação de risco de epidemia.

O índice de infestação do Aedes é pouco menor que o registrado no mesmo período do ano passado, quando o Liraa era de 7,9%. Mas é muito superior ao último, apresentado em outubro, de 2%.

Pra tentar frear o avanço da doença, a prefeitura e a secretaria de saúde lançaram nessa quarta-feira (22) a campanha “Londrina Unida Contra a Dengue”. O mais preocupante é que as equipes de endemias encontraram a maior quantidade de criadouros, 43%, dentro de depósitos móveis, como vasos, pratos e frascos de plantas, além de bebedouros de animais. Isso, segundo a secretaria de saúde, representa falta de atitude frente ao problema.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Outros 32% dos criadouros estavam em lixos, como garrafas, plásticos e latas.  

ENVIE SUGESTÕES, NOTÍCIAS, FOTOS OU VÍDEOS PARA NÓS - ATRAVÉS DO WHATSAPP DO TAROBÁNEWS - 43 99995-1367

© Copyright 2023 Grupo Tarobá