O boletim da dengue divulgado pela Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa), aponta que os casos da doença aumentaram 28% em uma semana, com alta de 67 confirmações. Os números subiram de 238 para 305, sendo que dois são considerados graves.
O município de Maringá, no noroeste do estado, registrou um a cada três novos casos da doença. A cidade subiu de 90 para 124 confirmações, o maior número em todo o estado.
As cidades com mais casos suspeitos são Londrina, Maringá e Paranaguá.
Ainda de acordo com o boletim 55,7% dos casos confirmados se encontram na faixa etária entre 20 e 40 anos, seguidos pela faixa etária de 10 a 19 anos, com 19,42% dos casos.
Paranaguá
Um estudo desenvolvido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), detectou um grande aumento de infestação de Aedes em Paranaguá, no litoral do estado.
Foi verificada a presença do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya em 58% das 331 armadilhas instaladas entre os dias 7 e 11 de dezembro em todo o município.
Cascavel
Nos municípios abrangidos pela 10ª Regional de Saúde foram registrados 24 casos autóctones de dengue, casos onde a incidência e contaminação ocorre no próprio município da diagnosticação. Apenas um caso foi importado. Conforme o relatório foram expedidas ainda outras 323 notificações. O mapa geodemológico a região de Cascavel como área com risco alto para a proliferação do mosquito da dengue.
Da redação com Paraná Portal