Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Cirurgias eletivas estão suspensas em hospitais públicos e privados

25/11/20 às 16:40 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Prefeitura de Curitiba publicou nesta terça-feira (24/11) um decreto que suspende temporariamente a realização de cirurgias e procedimentos eletivos em hospitais públicos e privados da cidade. Cirurgias eletivas são aquelas não urgentes, marcadas com antecedência. 

A decisão foi tomada após comunicados de hospitais da rede complementar de saúde sobre a lotação de leitos hospitalares. O avanço da pandemia na cidade também balizou a medida, que foi discutida e analisada pelo Comitê de Técnica e Ética Médica.

As cirurgias eletivas nos hospitais credenciados ao SUS já estavam suspensas desde o dia 17 de novembro. Com a publicação do Decreto Municipal 1580 a medida passa a valer também para os hospitais particulares da cidade.

Leia mais:

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Imagem de destaque
EXPECTATIVA EM ALTA

Secretaria de Saúde entrega mais de 200 aparelhos auditivos em Londrina

O aumento no movimento de pacientes com sintomas respiratórios nas Unidades de Pronto Atendimento após o feriado de 2 de novembro gerou alerta sobre a rede de assistência hospitalar. 

"O aumento já tendenciava um reflexo em internamentos, por isso adiantamos a suspensão das cirurgias eletivas no SUS ", esclareceu a secretária municipal da Saúde, Marcia Huçulak.

Com isso, o leito que seria utilizado para este procedimento pode ser destinado a atendimentos de pacientes com a covid-19.
De acordo com Márcia, o cenário epidemiológico exige medidas para garantir prestação de assistência à população.

“Temos que adotar estratégias que possibilitem otimizar toda a rede hospitalar da cidade, seja ela pública ou privada, para o enfrentamento da pandemia”, reforçou a secretária.

Exceções 

Podem ser realizados procedimentos cirúrgicos eletivos essenciais, aqueles que podem gerar piora do quadro clínico, nas especialidades de cardiologia, urologia, oftalmologia, oncologia e nefrologia, além das cirurgias inadiáveis pós-traumas.

Caso excepcionais deverão ser avaliados pela Secretaria Municipal da Saúde.

A medida entra em vigor a partir da 0 hora do dia 25 de novembro e terá validade de 14 dias.

Assessoria 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá