Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Cirurgias eletivas: o drama de quem espera diante da pandemia

27/01/22 às 16:10 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A fila de espera para quem precisa realizar uma cirurgia eletiva no Paraná é de aproximadamente 120 mil pessoas. Durante os últimos dois anos, os procedimentos foram suspensos, por conta da pandemia, devido à falta de leitos e insumos hospitalares. 

Desde outubro do ano passado, as cirurgias foram retomadas, mas a grande maioria ainda não tem data para acontecer. Esse é o caso da Luana  que tem prolapso da bexiga, mais conhecido como "bexiga caída" e sofre com incontinência urinária. O caso tem indicação cirúrgica atestada por laudo médico, com pedido de prioridade. Desde de fevereiro de 2020, ela deu entrada para realizar o procedimento, mas até hoje, nem uma consulta foi realizada.

Além dos problemas causados pela pandemia, em outubro do ano passado, houve mudança na gestão das cirurgias eletivas. O Cismepar, que é o Consórcio de Saúde dos Municípios, fazia os encaminhamentos dos pacientes atendidos na região, e hoje não faz mais parte desse processo. A 17ª Regional de Saúde é quem coordenada toda a demanda. 

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

A informação da 17ª Regional é de que além da demanda reprimida, muitos servidores da saúde estão afastados, o que também tem afetado ainda mais a realização das cirurgias.  

O governo do Estado anunciou um investimento de mais R$ 150 milhões em 2022 para ampliação de cirurgias eletivas, e com isso diminuir a fila de espera.

No caso da Luana, a 17ª Regional de Saúde informou que será agendada uma consulta para a paciente, para na sequência realizar a cirurgia. Por enquanto, não há uma data definida.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá