Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Colapso no SUS: hospitais pedem para não receber pacientes do Siate e do Samu

22/03/19 às 18:52 - Escrito por Murilo Pajolla
siga o Tarobá News no Google News!

As direções de três hospitais de referência de Londrina alegaram, no mesmo dia, superlotação e pediram ao Samu e ao Siate que não encaminhem pacientes às unidades. São eles: Hospital Universitário (HU), Evangélico e Hospital Zona Sul. 

Os ofícios com as solicitações foram encaminhados na manhã desta sexta-feira (22). Mesmo assim, o secretário de Saúde de Londrina, Felippe Machado, afirmou que os hospitais continuam recebendo pacientes encaminhados pelos serviços de urgência e emergência. 

"Nesses casos é a prática dos hospitais notificarem os órgão competentes. Na teoria resolve o problema do hospital, informando todo mundo que está lotado. Na pratica, o hospital continua recebendo pacientes, porque não é possível recusar atendimento", explicou o secretário.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Saiba qual a situação de cada hospital:

Hospital Universitário

No pedido, o HU informou que as unidades neonatal estão operando com a "capacidade física, ocupacional e operacional esgotada" e pediu que o encaminhamento de pacientes seja suspenso até "a resolução do problema".  A assessoria de imprensa do Hospital informou, no entanto, que o apelo nem sempre é respeitado. Na prática, os atendimentos continuam sendo realizados, apesar da "capacidade técnica estrangulada". "É necessária essa providência até como medida protetiva para o hospital", esclareceu a assessoria. 

Hospital Zona Sul

O hospital Zona Sul pediu a restrição de encaminhamentos nas próximas 12 horas, afirmando que está "operacionalmente incapacitado para promover uma assistência segura". No ofício, encaminhado à Central de Regulação do Samu, o hospital informou que as unidades de internação estão funcionando com 95% da capacidade. Outros pacientes estão aguardando resultados de exames com possibilidades de internação. O secretário de Saúde Felippe Machado disse que, mesmo com a situação crítica, o atendimento está sendo realizado. 

Hospital Evangélico

O Evangélico afirmou que estava com todos os leitos do pronto socorro ocupados. Dos 25 pacientes, 8 aguardavam vaga de UTI, dos quais 6 estavam entubados e 5 em atendimento de urgência. No pedido, a instituição informou que a situação pode provocar aumento de infecção hospitalar e requisitou a restrição de atendimento das 9h30 desta sexta-feira (22) até o mesmo o horário do próximo sábado (23). Apesar do ofício, a assessoria da Instituição informou que está recebendo pacientes encaminhados pelo Siate e pelo Samu. 

Santa Casa passa por adequações

Nesta sexta-feira (22) um ofício assinado pela gerência da Santa Casa informou que a área onde são realizadas as tomografias do hospital passará por uma adequação no próximo domingo (24). O serviço será feiro das 7h com previsão para término às 19h. 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá