Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Com 36 notificações diárias, Cambé registra aumento de casos da dengue

24/01/22 às 20:32 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria Municipal de Saúde de Cambé alerta sobre o aumento de casos de dengue e de notificações de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Foram registrados 17 casos desde agosto do ano passado e 160 estão em investigação. Atualmente o município apresenta o índice predial de 1,7%, que indica médio risco.

O diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Coletiva de Cambé, Anderson Marquini, alerta para o crescimento nas notificações. “Estamos em uma ascendente de notificação de dengue. Está chovendo e está quente, é uma época propícia para o mosquito”, diz.

Diariamente há uma média de 36 notificações, enquanto no mês de novembro as notificações diárias eram em média de 3 ou 4. Marquini explica que o descarte correto do lixo inibe o desenvolvimento da larva do mosquito. “O cidadão precisa se atentar que o controle da doença começa dentro da casa dele”, pontua o diretor.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

A coordenadora da Vigilância Ambiental, Nelci Mariano da Silva, pede a colaboração da população para a prevenção em casa. “Se o indivíduo tirar uma vez por semana dez minutos para dar uma olhada em possíveis focos no próprio quintal já ajuda”, reforça. 

Após análise do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypt (LIRAa) vai ser planejado um mutirão de limpeza contra dengue direcionado aos bairros com maior índice.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá