Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Com expansão, Santa Casa enfrenta dificuldade na contratação de enfermeiros

09/11/22 às 20:59 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A inauguração do novo bloco da Santa Casa de Londrina deve ocorrer no início do mês de dezembro, após mais de 20 anos aguardando que a expansão do hospital fosse finalizada. A grande preocupação, no entanto, é que para iniciar as operações a instituição precisa de 500 novos auxiliares e técnicos de enfermagem, mas está com dificuldade para contratar. Por esse motivo, cogita-se iniciar as atividades de forma parcial, com funcionamento apenas do Centro Cirúrgico e da Unidade de Terapia Intensiva.


A obra foi realizada com recursos da própria instituição e recursos do Governo Federal, ao todo aproximadamente R$ 34 milhões. O espaço tem 12 mil metros quadrados de área construída, com 11 andares, sendo cinco de internação e seis de apoio. Com o espaço, o número de vagas do hospital vai saltar de 200 para 400.


Para que o Centro Cirúrgico e a Unidade de Terapia Intensiva funcionem, a Santa Casa terá que contratar 150 profissionais, mas até o momento conseguiu realizar a contratação de 40. A dificuldade teria sido gerada por dois fatores: a pandemia, que aumentou o medo entre os profissionais, e o piso salarial da enfermagem, que foi suspenso pelo Supremo Tribunal Federal e aguarda a aprovação de um projeto de lei complementar para que seja implementado. O salário oferecido pelo hospital está abaixo do piso.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024


“Os planos de saúde e o SUS não estão remunerando adequadamente os nossos serviços, e isso dificulta. Então, essa expectativa, a própria Câmara e p Senado que aprovaram esse piso, estão em busca de recursos para repassar aos hospitais, não só os filantrópicos, mas também os privados”, explicou o superintendente da Santa Casa, Fahd Haddad.


O hospital também tem a expectativa de que a tabela sus seja reajustada com o novo Governo eleito. “Desde 2005 a tabela SUS não é corrigida, então há uma defasagem muito grande. Antes da pandemia cobria em média 60% do custo de um atendimento, hoje não cobre nem 40% porque subiu muito o preço dos insumos hospitalares. Mas nós vamos continuar, a Santa Casa funciona há mais de 85 anos”, disse Haddad.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá