Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Com HU lotado, pacientes serão transferidos para outro hospital

05/06/20 às 18:55 - Escrito por Weslley Lemos
siga o Tarobá News no Google News!

O Hospital Universitário (HU), que é referência em toda rede de urgência e emergência, está com os leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) superlotados. O cenário foi revelado pela superintendente da unidade, Vivian Feijó, em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (5). Diante da situação, o município planeja remanejamento de pacientes para outros hospitais.

Atualmente, 38 estão na UTI, sendo 11 com exames confirmados para Covid-19, 14 com suspeita e 13 que foram descartados. "Eles ocupam o leito porque precisam ser assistidos nas diversas patologias. Cada paciente tem em média 12 dias de permanência no leito de terapia intensiva, então no mês, vamos rodar no máximo três pacientes por leito", explicou Vivian.

A situação na enfermaria é mais tranquila, sendo que existem 76 leitos de retaguarda, são 19 internados com confirmação da doença, cinco com suspeita e outros cinco descartados. Apesar de receber doentes de 96 municípios, dos atendimentos realizadas, pelo menos 63% são moradores de Londrina. "Na atualização, nós temos 100% da nossa capacidade de leitos da Covid-19 já absorvidos", afirmou.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Foram 830 atendimentos por conta da pandemia desde o final de março no HU. Nos últimos dias, um número significativo de pacientes que procuraram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do jardim Sabará foi encaminhado ao HU. Além disso, foram absorvidas demandas de outras unidades da cidade que tiveram surto da doença, como Santa Casa e Hospital Evangélico.

Remanejamento 
Na semana passada, o município anunciou a contratação de 50 leitos de UTI no Hospital do Coração que serão utilizados neste momento. Segundo o prefeito Marcelo Belinati (PP), apenas um paciente está internado nessas vagas e transferências serão realizadas nos próximos dias.

"Vamos fazer um remanejamento, vamos utilizar os leitos do Hospital do Coração para que todos que venham ter atendimento nos hospitais de Londrina, pode ter certeza, terão tudo do bom e do melhor na área de saúde. Esse é o nosso compromisso"

Cuidados 
Belinati ressaltou que a população deve continuar tomando cuidados como uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento. A orientação continua para que as pessoas mantenham o isolamento social, saindo de casa apenas para atividades essenciais.

Novos profissionais e leitos
A prefeitura anunciou que vai contratar 44 novos profissionais para atuar no HU. São 35 técnicos de enfermagem e nove enfermeiros que estavam trabalhando no Pronto Atendimento da Dengue, que funcionava na avenida Saul Elkind, e foi desativado nesta quinta-feira (4). Com isso, serão disponibilizados 30 novos leitos no HU, sendo 20 de enfermaria e dez de Unidade de Terapia Intensiva (UTI),

© Copyright 2023 Grupo Tarobá