Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Com suspensão de cirurgias no Hospital Infantil, HU vai suprir temporariamente demanda

19/09/22 às 13:15 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Com a suspensão de cirurgias de urgência no Hospital Infantil, anunciada na semana passada, o Hospital Universitário de Londrina (HU) vai suprir de forma temporária a demanda. A informação foi dada pelo secretário de Saúde, Felippe Machado, em coletiva na manhã desta segunda-feira (19).


O secretário contou que se reuniu com administradores do HI para saber mais sobre o motivo da suspensão, e a unidade novamente informou que a medida foi tomada por ‘questões particulares’ do grupo de médicos plantonistas.


“Dentre os motivos está a remuneração, que é uma questão do governo federal na tabela SUS. Por mais que o município coloque incentivo com recursos próprios em todos os hospitais, em determinados momentos, dependendo da especialidade há uma dificuldade", disse Machado.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024


Machado afirmou que já ocorrem tratativas para a recomposição da escala médica no HI e volta dos procedimentos, que eram realizados diariamente. "Nesse período, até que o hospital consiga recompor sua escala de cirurgia, a rede de saúde do município vai absorver essas demandas, em especial o HU, que é um hospital de alta complexidade, referência também na cirurgia pediátrica", informou.


Após o anúncio da suspensão, a direção do HU se manifestou dizendo temer sobrecarga no atendimento. "O nosso pronto-socorro pediátrico já opera acima da capacidade frequentemente. Esperamos que haja mobilização das autoridades para que isso seja resolvido o mais rápido possível”, falou a superintendente do HU, Vivian Feijó.


O secretário pontuou também que o "gargalo da pediatria" não ocorre só em Londrina e como as unidade da cidade também atendem a região, a secretaria vai solicitar aos municípios vizinhos que se readequem durante o período.


O Hospital Infantil de Londrina, administrado pela Irmandade Santa Casa, é filantrópico, mas o gestor do contrato com o SUS é o município.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá