Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Com suspensão de cirurgias no Hospital Infantil, HU vai suprir temporariamente demanda

19/09/22 às 13:15 - Escrito por Redação Tarobá News

Com a suspensão de cirurgias de urgência no Hospital Infantil, anunciada na semana passada, o Hospital Universitário de Londrina (HU) vai suprir de forma temporária a demanda. A informação foi dada pelo secretário de Saúde, Felippe Machado, em coletiva na manhã desta segunda-feira (19).


O secretário contou que se reuniu com administradores do HI para saber mais sobre o motivo da suspensão, e a unidade novamente informou que a medida foi tomada por ‘questões particulares’ do grupo de médicos plantonistas.


“Dentre os motivos está a remuneração, que é uma questão do governo federal na tabela SUS. Por mais que o município coloque incentivo com recursos próprios em todos os hospitais, em determinados momentos, dependendo da especialidade há uma dificuldade", disse Machado.


Machado afirmou que já ocorrem tratativas para a recomposição da escala médica no HI e volta dos procedimentos, que eram realizados diariamente. "Nesse período, até que o hospital consiga recompor sua escala de cirurgia, a rede de saúde do município vai absorver essas demandas, em especial o HU, que é um hospital de alta complexidade, referência também na cirurgia pediátrica", informou.


Após o anúncio da suspensão, a direção do HU se manifestou dizendo temer sobrecarga no atendimento. "O nosso pronto-socorro pediátrico já opera acima da capacidade frequentemente. Esperamos que haja mobilização das autoridades para que isso seja resolvido o mais rápido possível”, falou a superintendente do HU, Vivian Feijó.


O secretário pontuou também que o "gargalo da pediatria" não ocorre só em Londrina e como as unidade da cidade também atendem a região, a secretaria vai solicitar aos municípios vizinhos que se readequem durante o período.


O Hospital Infantil de Londrina, administrado pela Irmandade Santa Casa, é filantrópico, mas o gestor do contrato com o SUS é o município.

© Copyright 2022 Grupo Tarobá