Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Compromisso: Huop cria serviço de Diálise Intra-hospitalar

13/07/20 às 15:51 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) recebeu mais três equipamentos de hemodiálise, adquiridos através da doação de R$ 1 mi da Cotriguaçu, cooperativa que disponibilizou o valor para ajudar no combate à pandemia da Covid-19. O equipamento simula a função desempenhada pelo rim, que é limpar e filtrar o sangue. Também foram adquiridos outros dois aparelhos que realizam a osmose reversa, essencial para fornecimento da água no padrão do procedimento.

Dois dos novos equipamentos de hemodiálise serão destinados para a Ala Covid-19, totalizando 4 aparelhos nessa unidade, e um será destinado para a UTI Geral, que contará com dois equipamentos. “Muitos pacientes com Covid-19 evoluem com lesão renal aguda, então a hemodiálise se tornou indispensável na unidade”, diz a enfermeira e coordenadora da Diálise Intra-Hospitalar, Tatiana Vieira. Após a pandemia, os novos equipamentos também poderão suprir demandas das enfermarias do hospital. “Hoje o serviço é realizado apenas na UTI, pois ele precisa ser fixado em um ponto da unidade, junto com o aparelho de osmose para que possa ser feito o procedimento. Futuramente, o projeto é instalar os equipamentos também em outros pontos para realizar a hemodiálise nas enfermarias”, comenta Tatiana.  

A estruturação do serviço de hemodiálise no hospital foi uma das propostas do reitor Alexandre Webber e teve início após o aumento dos números do procedimento, devido à pandemia. Apenas da UTI Geral, os dados apontam em média 37 procedimentos de hemodiálise mensal. Já com a UTI Covid-19, a média subiu para 52 procedimentos mensais. “A maioria destes pacientes são instáveis, ou seja, exige uma diálise mais longa, mais frequente e também uma equipe especializada para isso”, comenta.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

No Huop são dois tipos de diálises realizadas: a intermitente, que tem média de duração de 4 horas, e a estendida, com média de duração de 6 a 12 horas. “A primeira é uma diálise mais rápida e não é realizada diariamente, a segunda, é mais lenta. Tudo isso depende da condição clínica do paciente”, explica Tatiana. “É um procedimento extremamente importante e os novos equipamentos devem auxiliar muito para suprir a demanda, que tem aumentado significativamente durante a pandemia”, finaliza o diretor geral do Huop, Rafael Muniz de Oliveira.

Assessoria 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá