Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Conferência Estadual discute rumos da Saúde no Brasil

11/06/19 às 17:37 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A 12ª Conferência Estadual de Saúde do Paraná, que começa nesta terça-feira, às 18 horas, e vai até quinta-feira (13), tem como foco o tema Democracia e Saúde: Saúde como Direito e também discutirá a Consolidação e Financiamento do SUS. Estarão em debate as propostas já apresentadas nas conferências municipais que, depois, serão levadas para a Conferência Nacional, que acontece entre os dias 2 e 5 de julho em Brasília.

“As conferências representam o maior fórum de debate e controle social sobre Saúde do país. Têm a participação de todos os segmentos da sociedade e definem as diretrizes que nos guiarão nas ações de políticas públicas de saúde”, ressalta o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto. A conferência é promovida pelo Conselho Estadual de Saúde (CES), com apoio da Secretaria da Saúde do Paraná, e acontece na Expo Unimed, no bairro Campo Comprido, em Curitiba.

Na quarta-feira (12), às 8h30, o professor Nelson Rodrigues dos Santos ministra a aula magna sobre Democracia e Saúde: Saúde como direito – consolidação e financiamento do SUS. Rodrigues dos Santos é um líder histórico na luta pela reforma sanitária; esteve ao lado do sanitarista Sérgio Arouca na construção do Sistema Único de Saúde (SUS), que mudou o tratamento da saúde pública no Brasil.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Nelson Rodrigues dos Santos é graduado em medicina, com doutorado em medicina preventiva pela Universidade de São Paulo. Foi professor titular de Saúde Coletiva na Universidade Estadual de Londrina e Consultor da Opas/OMS. Atualmente, é professor colaborador da Universidade Estadual de Campinas e presidente do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (Idisa).

Para discutir propostas que resultem em melhoria na qualidade dos serviços de saúde prestados à população, o debate vem acontecendo desde o início do ano por meio das Conferências Municipais, realizadas entre fevereiro e abril deste ano, envolvendo representantes de usuários, profissionais, prestadores de serviços e gestores de Saúde.

AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá