Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Covid-19: Prefeitura de Londrina desobriga o uso de máscaras e amplia vacinação bivalente

06/04/23 às 17:33 - Escrito por Assessoria de imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), anunciou na manhã desta quinta-feira (6), que está liberado o uso de máscara de proteção facial no Município. Mas, continua sendo obrigatória a utilização das máscaras em casos de pacientes com suspeitas ou confirmação de casos de Covid-19 e para os profissionais de saúde que vão prestar atendimento a esses pacientes, dentro dos serviços de saúde.


O decreto municipal assinado pelo prefeito Marcelo Belinati será publicado no Jornal Oficial do Município (JOM). Ele estará disponível no site da Prefeitura de Londrina e, a partir dessa medida, para ir às Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e às Unidades Básicas de Saúde (UBS) está liberado o uso de máscaras.


O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, esclareceu que, apesar da desobrigação em geral, o Poder Público recomenda o uso dessa medida de proteção em estabelecimentos de assistência à saúde; para pessoas com sintomas gripais; pessoas imunocomprometidas; não vacinadas contra a Covid-19 ou com o esquema vacinal incompleto; idosos, gestantes e puérperas; funcionários e visitantes com acesso às Instituições de Longa Permanência (ILPs) e em espaços (ou ambientes) fechados, de acesso coletivo, onde o distanciamento físico entre as pessoas não possa ser a assegurado.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024


“A partir da publicação do Decreto Municipal, que deve ser assinado hoje pelo prefeito Marcelo Belinati, passa a estar liberado o uso de máscaras inclusive nos serviços de saúde. É importante que haja bom senso e o comprometimento com a vacinação. Conseguimos avançar muito bem na aplicação da primeira e segunda doses contra Covid-19, com 90% e 95% da população vacinada lá atrás e foi isso que permitiu que, gradativamente, a gente pudesse retomar a nossa vida ao normal”, pontuou o secretário de saúde.


A desobrigação do uso da máscara só foi possível graças a análise do grupo técnico, que se manteve funcionando e monitorando todos os dados da evolução da pandemia no Município, mesmo após a diminuição do número de casos confirmados. “Isso é importante, porque o processo é dinâmico e a pandemia nos ensinou que não há uma certeza de nada. Precisamos monitorar e avaliar a situação constantemente e, por isso, esse grupo permanecerá realizando os estudos, as análises e as projeções e, se for necessário para garantir a segurança da população, vamos editar novos decretos”, completou.


Com a publicação do novo decreto, ficam revogadas as disposições elencadas nos Decretos Municipais nº 561, de 25 de maio de 2022 e nº 323, de 29 de março de 2022, mas continuam valendo as recomendações para que as pessoas prossigam higienizando as mãos com água e sabão, e quando isso não for possível, que seja utilizado o álcool 70%, assim como deixem as janelas e portas abertas para manter os ambientes ventilados e que caso a pessoa apresente sintomas da Covid-19, que se mantenha isolado evitando a dispersão do vírus para outros.


Sobre a vacinação 


Além da liberação do uso de máscaras, Machado também anunciou a ampliação do público-alvo da vacinação contra Covid-19. A partir de agora, estão habilitados a receber o imunizante bivalente, conforme recomendação do Ministério da Saúde (MS), todas as pessoas com comorbidades que receberam o imunizante há mais de 4 meses. Na cidade, são cerca de 12 mil pessoas nesse grupo.


Elas não precisam enviar documentos para comprovar a comorbidade, pois essa etapa já foi realizada durante a primeira fase de vacinação da Covid-19.  “As pessoas que, durante o Plano Municipal de Vacinação, se vacinaram dentro do grupo de comorbidades estão aptas, porque tomaram a última dose da vacina há mais de 4 meses. Elas não precisam comprovar novamente a comorbidade, porque são as mesmas pessoas que já tiveram o cadastro aprovado desde o início da imunização”, falou Machado.

É importante lembrar que a vacinação contra a Covid-19 está sendo feita com horário marcado, por isso os interessados precisam agendar um dia e horário no site da Prefeitura de Londrina. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) aplicam a vacina. Para saber o endereço completo basta acessar o site da Prefeitura de Londrina.


Em Londrina, há 44 mil doses da vacina bivalente disponíveis no Sistema Único de Saúde. Ela protege contra as cepas originais e a variante Ômicron, que é a mais predominante atualmente no mundo. Segundo estudos recentes feitos pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde, o reforço vacinal reduz o risco de morte por Covid-19 em até 16 vezes, dependendo da idade, além de diminuir as chances do desenvolvimento de estágios mais graves da doença.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá