Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Demora nas Upas é por conta da alta procura por atendimento, diz secretário

25/11/20 às 14:28 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O secretário de saúde, Thiago Stefanello falou nesta quarta-feira (25), sobre a situação das Upas de Cascavel.

A Secretaria Municipal da Saúde reitera a preocupação com o aumento exponencial dos casos suspeitos e confirmados da COVID-19.

Somente em novembro (entre 01 e 24/11) as UBS/USF realizaram 20.686 consultas médicas presenciais, e mais 1.011 consultas médicas por telemedicina.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

A UBS Floresta, UBS Nova Cidade e UBS Santa Cruz já retornaram ao horário normal das 07h às 22h, e as demais ainda permanecem em horário reduzido das 08h às 17h devido aos servidores afastados ou impedidos de ter contato com o público, não sendo possível equalizar escala de trabalho com horário ampliado.

Reiteramos a necessidade de buscar atendimento via agendamento das UBS/ESF, e em caso de não conseguir agendar, podem procurar as UBS/USF para esclarecimento das dúvidas.

Nas UPAS que atendem pacientes suspeitos ou não da COVID-19 desde julho, o crescimento neste mês é de quase 3x o número normal de atendimentos, sendo que o elevado número de consultas faz com que a espera por atendimento seja além do normal, e as estruturas não possuem consultórios disponíveis para a ampliação de médicos;

O Call Center continua funcionando de segunda à sexta das 07h às 19h pelo 3096-9090, atendendo dentro da capacidade da equipe, o que torna as linhas congestionadas muitas vezes;

A SESAU já solicitou ao CONSAMU a reabertura de um ambulatório COVID-19 no Hospital de Retaguarda, a partir da próxima segunda-feira (30/11) para ampliar as portas de acesso e quantidade de atendimentos à população;

Não estão previstas medidas restritivas, pois o fechamento de atividades já ocorreu no início da pandemia com o objetivo de estruturar o sistema, onde houve tempo para a reforma da UPA Brasília, a abertura do Hospital de Retaguarda e ampliação de leitos de UTI e Enfermaria COVID em Cascavel e região. O momento agora exige a conscientização e responsabilidade de todos, na prática dos pilares para a prevenção:

- Praticar o distanciamento social;

- Uso de máscara;

- Prática da etiqueta respiratória e higienização constante das mãos;


© Copyright 2023 Grupo Tarobá