Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Dia Mundial do Câncer: mortalidade prematura deve cair até 2030

04/02/23 às 15:03 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Neste sábado (4) é comemorado o Dia Mundial do Câncer e a mortalidade prematura pela doença no Brasil deverá diminuir até 2030. A projeção foi feita por pesquisadores do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em comparação à mortalidade prematura observada entre 2011 e 2015, para a faixa etária de 30 a 69 anos de idade.


No Hospital do Câncer de Londrina, altos níveis de cura atingem por exemplo, o câncer de mama (96%) e próstata (95%). Já o de tireóide registra 100% de recuperação total. Segundo o diretor da unidade, Edmilson Garcia, diversas tecnologias e medicamentos contribuem para isso, mas o mais importante é o diagnóstico precoce.


“O câncer tem duas facetas, assim por dizer. O câncer prevenível e aquele que é diagnosticado precocemente. A nossa luta é o diagnóstico precoce. A gente precisa que o paciente chegue no primeiro estágio para que ele possa ter um tratamento menos invasivo possível. No estágio mais avançado da doença, é necessário quimioterapia, radioterapia, e é isso que a gente tenta evitar para poder trazer qualidade de vida ao paciente”, apontou.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024


Atendimentos de uma demanda reprimida durante a pandemia têm sido realizados. Naquele período, muitos pacientes não buscaram por consultas. “Os pacientes estão chegando com um estágio tardio da doença e isso custa muito a eles e também ao tratamento. Conseguimos voltar aos atendimentos normais que ocorriam em 2019, mas temos esse reflexo agora para correr atrás”, afirmou Garcia.


Ao todo, o Hospital do Câncer de Londrina atende 66 municípios. Conforme o diretor, doações da população são bem-vindas e necessárias. “O nosso pedido de ajuda é para manter o hospital com qualidade e excelência. Hoje o nosso parque de radioterapia é um dos melhores da América do Sul, com equipamentos de ponta, e isso foi graças a ajuda da população”, completou.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá