Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Doações transformam atendimento do Hospital Regional do Litoral

04/05/20 às 09:33 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Gestores, empresas e representantes de instituições públicas estão envolvidos num grande esforço para atravessar a crise do coronavírus. E bons exemplos de apoio e parcerias acontecem em todas as regiões do Estado; um deles está em Paranaguá, no Hospital Regional do Litoral, que transformou sua estrutura de atendimento a partir de doações de empresários que operam no Porto de Paranaguá, junto a Portos do Paraná, do Ministério Público e da Justiça Federal.

As doações somam cerca de R$ 4,5 milhões e já possibilitaram a aquisição de equipamentos e insumos médicos para a unidade hospitalar.

O hospital, que no início da pandemia implantou quatro leitos de UTI exclusivos para Covid-19, tem hoje dez UTIs completas para o tratamento, além de dez leitos de cuidados intermediários e 21 leitos de Pronto-Socorro, que também atendem cuidados intermediários, com equipes multiprofissionais e especialistas em todas as alas.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

“É um modelo de parceria exemplar; une as esferas da união e o empresariado local, todos entendendo que o momento é de somar esforços para o enfrentamento da pandemia. Em nome do Estado, agradecemos estas ações”, afirma o secretário de Estado Saúde, Beto Preto.

O secretário disse ainda que a estrutura permanecerá no HRL, à disposição da população da região, após o período da pandemia. “A unidade faz parte da rede de hospitais próprios do Estado, com gestão da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná, a Funeas, e participamos desta reestruturação com a disponibilização de profissionais e insumos médicos”.

REGIONAL – O Hospital Regional do Litoral atende sete municípios da 1ª Regional do Litoral, com uma população flutuante de 450 a 700 mil habitantes. Em período de temporada, a soma da população e turistas chega a dois milhões de pessoas.

O diretor da instituição, Giovani Souza, conta que o projeto de construção do hospital favoreceu a rápida transformação dos leitos em UTIs. “Quando o HRL foi construído foram colocados sistemas de oxigênio e ar-comprimido em todos os leitos, bastando agora instalar os equipamentos de respirador e monitor para transformar o leito de enfermaria em leito de UTI; isso é uma grande vantagem; hoje diante da pandemia já colocamos em funcionamento novas UTIs e outras podem ser acionadas em agilidade”.

Segundo ele, é uma segurança para a população ter conhecimento de todas essas informações e possibilidades que reforçam a preparação da instituição no caso de uma necessidade maior diante da pandemia e também na rotina do atendimento assistencial e especializado.

Com o apoio do empresariado do Litoral, da Portos do Paraná e dos poderes públicos, o Hospital já recebeu 30 camas hospitalares, dois detectores fetais, aparelho de ecografia e de raio-x digital, estrutura de 21 pontos de oxigênio, 20 oxímetros de mesa, dois broncoscópios, duas sondas doppler fetal, monitores, além de poltronas para pacientes, aparelhos de ar condicionado e geladeiras para insumos. “É importante ressaltar que a aquisição foi feita pelos doadores e que em momento nenhum os valores passaram pelo Hospital; indicamos os equipamentos necessários e os recebemos como doação”, esclareceu o diretor.

Outros equipamentos estão sendo providenciados e serão adquiridos de acordo com a disponibilidade do mercado.

PLANO REGIONAL – O diretor Giovani Souza explicou ainda que a estrutura do HRLl integra o Plano Regional de Contingências, que abrange outras estruturas e profissionais dos sete municípios do Litoral. “Nosso plano inclui ações que podem ser adotadas em todos os graus da pandemia, podendo inclusive transferir e transportar imediatamente pacientes que estejam no HRL, internados com outras enfermidades, para as cidades vizinhas, liberando o Hospital regional só para a Covid-19”, destacou.

O gabinete regional de gerenciamento de crise está montado e realiza reuniões semanais, com a participação, além do HRL e 1ª Regional de Saúde de Paranaguá, Portos do Paraná,  do Samu, Corpo de Bombeiros, secretarias municipais de Saúde, empresariado e organizações civis da região.


AEN-PR

© Copyright 2023 Grupo Tarobá