Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Dobra número de casos de dengue em Londrina em menos de um mês

07/02/19 às 10:44 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria de Saúde divulgou o novo balanço de casos de dengue em janeiro. Até agora são 44 casos confirmados, 23 a mais que no último informativo, divulgado em 15 de janeiro.

A zona sul é a região mais preocupante, com 39 casos. Sendo que 32 na área de abrangência da Unidade de Saúde do Jardim Itapoã. Outros 3 casos foram confirmados na região leste. O que chama a atenção das autoridades é que 2 são do sorotipo 2, mais agressivo da doença. São dois homens que não tem qualquer relação familiar. Eles não apresentaram complicações, não precisaram de ficar internados, mas estão em observação.

Além disso, um caso foi confirmado na zona oeste 1 e outro na área central.  

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

De acordo com a secretaria de saúde, uma pessoa segue internada, por conta de complicações da doença. É um homem de 60 anos que já apresentava problemas saúde. Ainda nao saiu o resultado do exame que vai apontar com qual sorotipo ele está.   

“O problema já não está mais apenas nos quintais, é preciso que os cuidados sejam reforçados também dentro das casas”, aponta a coordenadora de endemias de Londrina, Sonia Fernandes. Isso porque um vaso de planta ou até o acúmulo de água nos fundos da geladeira, podem virar criadouros do mosquito aedes aegypt.

O secretário de saúde, Felippe Machado, informou que houve reforço de materiais a algumas Unidades de Saúde e nas UPAs. Isso porque a procura em alguns postos cresceu bastante nos últimos e houve reforço de 20% nos insumos. O tipo 2 da dengue não era identificado na cidade desde 2011.

Ações contra a dengue 

O risco de epidemia não está descartado, por isso fumacê deve começar a circular a partir de semana que vem. As regiões sul e leste serão as primeiras a receber o inseticida que tem o objetivo de matar o mosquito da dengue já na fase adulta. Serão 5 caminhões para cada região. Até lá, os agentes de endemias continuam a percorrer as áreas aplicando veneno com bombas costais.

Segundo a Secretaria de Saúde, as ações de campo serão intensificadas, principalmente na região sul, local com maior número de casos. Serão vistoriados 27.517 móveis de 11 e 15 fevereiro nos bairros: União da Vitória 1, 2 e 3; Santa Joana Novo Perobal; São Lourenço; São Marcos; Campos Elísios; Saltinho; Parque das Indústrias; Ouro Branco; Piza; Roseira; Califórnia; São Fernando; Monte Belo; Conjunto Cafezal e Cafezal 1 e 2; Alto Cafezal e Acapulco.  Além disso, ações educativas serão intensificadas nas UBSs. Também será feita avaliação semanal com pelo comitê de enfrentamento formando na secretaria e definição de novas ações. Serão feitos bloqueios nas regiões onde há casos confirmados.

(Reportagem Ticianna Mujalli)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá