Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel
Londrina
Cascavel

Doe sangue antes de viajar

21/12/17 às 12:19 - Escrito por Liliane Dias

Período de férias é sempre igual, em todos Hemocentros cai o número de doadores e por conta de tantos acidentes cresce a demanda. Em Cascavel não é diferente. As vítimas de acidentes e os pacientes que passaram a fazer transplantes de fígado na Uopeccan, têm sido os que mais usam as bolsas de sangue disponíveis. 

Por isso, a assistente social do Hemocentro, Maria Luiza Silva, pede que a população doe sangue antes de viajar e deste forma não esqueçam aqueles que precisam. 

No Paraná, todas as unidades ficam fechadas para coleta e ambulatório nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, assim como em 1.º de janeiro. 

Para ser um doador, é preciso estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos podem doar, desde que estejam acompanhados de um responsável. É necessário levar documento oficial com foto. Depois do procedimento, o doador permanece por mais 15 minutos no centro de coleta, onde recebe um lanche. 

O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano – homens a cada 60 dias e mulheres devem respeitar um intervalo de 90 dias entre as doações.

O horário de atendimento do Hemocentro de Cascavel é:

Segunda a quinta-feira: 8h às 12h e 13h às 17h
Sexta: 8h às 12h e 13h às 15h

Campanha

Em Erechim, no Rio Grande do Sul, uma campanha foi lançada para incentivar a doação de sangue. O vídeo relata o caso de uma paciente que sofreu um grave acidente e precisava de doação urgente. O banco de sangue da cidade estava interditado. A história é emociante. 


© Copyright 2022 Grupo Tarobá