Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Em Londrina, um terço dos pacientes falta às consultas agendadas nos postos de saúde

09/09/19 às 19:39 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Em um sistema de saúde, com serviços insuficientes à população atendida, um dado é alarmante: cerca de um terço de todos os pacientes que marcam consultas nas Unidades Básicas de Londrina, não comparece e não avisa. Prejuízo para a própria fila de espera, já que o médico acaba não preenchendo o horário com outra pessoa.

No primeiro semestre, só no Posto do Jardim Marabá, mais de 1400 pessoas não foram para as consultas que estavam agendadas: com o clínico geral eram 3600 vagas e quase 1200 pacientes não compareceram.

Para tentar conscientizar a população, um balanço é fixado em cartaz todos os meses. A realidade na UBS do Marabá traz à tona um grave problema no sistema de saúde da cidade. Em toda a rede cerca, de 30% das consultas não chegam a acontecer porque o paciente falta, o que atrapalha a agenda de quem precisa do atendimento.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Em Londrina são 54 unidades básicas e em todas há uma classificação de risco. Casos mais graves são atendidos pelo médico no dia ou na semana. Já consultas eletivas podem demorar meses. O secretário admitiu que tantas faltas podem estar relacionadas com a demora da fila de espera, mas de acordo com ele, os pacientes costumam ser relembrados dos horários.

O Secretário Felippe Machado explicou que a informatização vai trazer um maior controle nas unidades, o que pode ajudar. Mil computadores estão em instalação e, até o fim do mês, uma licitação para a compra de um software vai ser aberta.

Reportagem: Heloísa Pedrosa

© Copyright 2023 Grupo Tarobá