Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Epidemia de dengue: Cascavel chega a 5,6 mil casos e cuidados se tornam ainda mais essenciais

26/05/20 às 14:30 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Dores de cabeça, nas juntas e atrás dos olhos, além de febre, manchas na pele, coceira e até náuseas. Esses são os sintomas da dengue e eles estão cada vez mais intensos, deixando muitos cascavelenses realmente enfermos, impossibilitados de fazer tarefas simples do dia a dia.  

De acordo com o novo Boletim Epidemiológico da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), referente ao período de julho de 2019 até esta terça-feira (26), 5.601 cascavelenses tiveram esses sintomas, alguns com menos intensidades e outros em estados bem graves, uma vez que tiveram o exame positivo para dengue. São muitas pessoas doentes por causa de um pequeno mosquito.

Por isso, a Secretaria de Saúde tem reforçado insistentemente que somente a mobilização de todos é que pode mudar esse quadro epidêmico em Cascavel. “Precisamos repensar nossas atitudes como cidadãos e fazer nossa parte eliminando criadouros em nossas casas”, pontua a diretora da Vigilância em Saúde, Beatriz Tambosi.

Os casos que já estão altíssimos, uma vez que são números nunca registrados na história do Município, podem aumentar ainda mais, afinal, são 1.515 pessoas aguardando o resultado do exame. O boletim epidemiológico aponta ainda que Cascavel teve no total 9,6 mil notificações, sendo que 2.538 foram descartadas.

Os bairros mais infestados são Interlagos com 663 casos, Brasmadeira com 418, Cascavel Velho com 323, Brasília com 318 e Centro com 261 casos positivos.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

MORTES
A dengue é assunto sério, ela realmente mata e tem feito vítimas fatais em Cascavel. No município, já são cinco óbitos confirmados pela doença. As vítimas foram um jovem de 21 anos, uma senhora de 60 anos, um homem de 81 anos e mais recentemente uma senhora de 66 anos, que morreu no dia 02 de maio num hospital privado credenciado ao SUS; ela era moradora do Cancelli. Já o dia 28 de abril, outra senhora de 66 anos, faleceu, num hospital da rede privada; ela era moradora do Colméia. Essas mais recentes vítimas apresentavam comorbidades. Os resultados positivos para dengue foram comprovados por meio de exame do Lacen (Laboratório Central do Estado do Paraná), de Curitiba.

Um sexto óbito referente a um senhor de 65 anos que estava sendo investigado foi descartado.  

CALL CENTER – SINTOMAS DE DENGUE

Tem sintomas de dengue? Acione o Call Center 3096-9090 e digite a opção número 3. O ramal é destinado para orientações em relação aos sintomas da dengue. Em situações mais graves, os cascavelenses podem ir direto a uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

Como posso ajudar?

Somente uma mobilização da comunidade é o que fará a diferença nessa guerra contra o mosquito. Não deixe acumular água parada, até mesmo água suja.

Dentre os locais que precisam ser vistoriados pela população estão: edícula, tonéis com captação de água da chuva, aquários sem bomba de oxigenação, pratos de vasos de plantas, bandejas das geladeiras, bebedouro de animais, tanque de roupas que ficam com água empossada no fundo, coletor de água da saída do ar-condicionado, lixeiro sem tampa e sem furo embaixo, piscinas de plástico, cisternas, caixas de gorduras e plantas aquáticas, pequenos objetos nos quintais; como tampas de garrafas, copos plásticos e brinquedos infantis. A destinação de pneus também é outro problema. A recomendação é deixá-los em uma área coberta ou então encaminhar para uma borracharia que se responsabilize. Até mesmo gotículas de água numa tampinha de plástico já são suficientes para se transformar no criadouro do mosquito.

Assessoria 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá