Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Estudo mostra exposição de usuário do transporte coletivo à poluição

19/10/18 às 11:05 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O uso de tecnologias mais sustentáveis nos ônibus. Essa é uma preocupação que as empresas interessadas em operar o transporte coletivo de Londrina devem ter para participar da licitação no ano que vem. Um estudo feito por uma professora da Universidade Tecnológica do Paraná aponta os níveis de poluição preocupantes.

Ela não aparece, mas todo mundo sente os efeitos da poluição. Circulam no Terminal Central diariamente aproximadamente 300 ônibus. A situação fica mais crítica nos horários de pico, entre 6 e 8h e entre 17h e 19h. Nestes períodos a concentração de poluição chega a ser 11 vezes maior que em outras horas. É o que mostrou uma tese de mestrado coordenada pela professora Leila Martins, da UTFPR, que trabalha com química da atmosfera e modelagem da qualidade do ar.

A pesquisa levou 2 anos. A mestranda saía com uma mochila nas costas. Dentro, o equipamento coletor. O ar é coletado pela mangueira, e no visor é possível ver o nível de poluição. Este dado é armazenado para depois ser analisado. Um outro equipamento também foi usado, e mostra a diferença na cor do filtro. No centro ele ficou quase cinza e nas bordas a cor original, branco. Uma mostra do ar que a gente anda respirando por aqui.

Leia mais:

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Imagem de destaque
EXPECTATIVA EM ALTA

Secretaria de Saúde entrega mais de 200 aparelhos auditivos em Londrina

A tese de mestrado mostrou os problemas, mas também apontou algumas soluções, como o uso de tecnologias mais sustentáveis nos ônibus. Por sinal, este é um dos requisitos do edital de licitação que vai definir a empresa que vai gerir o novo modelo de transporte coletivo em Londrina a partir do ano que vem.

(Reportagem: Larissa Trevisan/ Andelson Moro)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá