Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Exames preventivos podem auxiliar no diagnóstico precoce de câncer de próstata

12/11/19 às 16:11 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens de acordo com o INCA – Instituto Nacional de Câncer. A estimativa feita pelo instituto é que um homem morre a cada 38 minutos no Brasil por conta da doença. Para conscientizar todos da importância de cuidar da saúde, este mês é comemorado o novembro azul.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que está localizada abaixo da bexiga e tem como principal função produzir esperma em conjunto com as vesículas seminais. O câncer de próstata é um tumor que afeta o órgão e os sintomas iniciais são silenciosos. Quando a doença avança, o homem pode sentir dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite, e em casos mais graves, sentir dor óssea, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Esta doença apresenta elevada taxa de mortalidade, em torno de 25%, sendo sua prevenção o melhor caminho. “É de extrema importância realizar consultas periódicas com o urologista, principalmente após os 50 anos, já que a idade é um dos fatores de risco da doença”, explica o gestor regional do Sabin em Maringá, Luiz Roberto Giacomelli.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Uma das formas de identificar as alterações causadas pela doença é o exame PSA – Antígeno Prostático Específico, um exame laboratorial que avalia as taxas desta proteína no sangue. “Sejam em casos benignos ou malignos de tecido prostático, a proteína encontrada no exame de sangue pode servir como indicador do tamanho da glândula. Com o passar dos anos a próstata aumenta e é normal que o PSA fique mais elevado por conta desse aumento de volume. Quando o PSA apresenta um valor muito acima do padrão, é um indicativo importante para o urologista, pois mesmo não sendo marcador específico de câncer, pode sugerir um tumor benigno ou maligno”, afirma.

Homens acima de 50 anos ou com 45 anos mas que apresentam determinados fatores de risco (histórico de câncer de próstata na família e sobrepeso/obesidade) devem ir ao urologista para consultas periódicas e realizar o exame de toque retal, que permite avaliar as possíveis alterações na glândula.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá