Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Falta de ambulância do Samu faz paciente esperar 16 horas por transferência

19/04/18 às 09:17 - Escrito por Sthefany Terlera
siga o Tarobá News no Google News!

Um família londrinense passou po momentos de angústia. Um homem que não quis se identificar ficou com a esposa internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do jardim Sabará por 16 horas esperando uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para transferi-la ao Hospital da Zona Norte de Londrina.

“Segundo médico, evoluiu a infecção de segunda para quarta e ele achou prudente encaminhar ela ao hospital, mas nós estamos aguardando uma ambulância”, explica. 

A mulher sentia fortes dores abdominais e foi medicada na segunda-feira (16). No entanto, as dores persistiram e a paciente retornou à UPA. “A doutora de quarta-feira disse que poderia me dar um encaminhamento para levar ela ao hospital, mas o outro doutor disse que poderia ser uma apendicite e se acontecesse algo nesse translado seria muito perigoso. Por incrível que pareça, o leito já está disponível [no Hospital da Zona Norte]”, relata o marido.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

O problema é que falta ambulância do Samu para fazer a transferência. “A informação que me passaram é que só há duas ambulâncias na cidade para atender uma população de 600 mil habitantes."

O secretário de Saúde, Felippe Machado, está em viagem. Até o término desta reportagem, o assessor de Felipe informou que o marido levou a mulher até o Hospital da Zona Norte por meios próprios. Ainda de acordo com ele, a frota de ambulâncias na cidade é de quatro básicas e duas avançadas. 

No mês passado, ambulâncias do Samu ficaram retidas no Hospital Evangélico. A unidade possui oito leitos de pronto-socorro e, na ocasião, estava com 24 pessoas e 10 macas retidas. Somente depois de algum tempo, elas foram recolocadas e as ambulâncias liberadas. 

Na noite dessa quarta-feira (18), o portal TarobáNews também mostrou a espera no Pronto Atendimento Infantil (PAI). Pais e mães aguardaram por mais de 5 horas. 

ENVIE SUGESTÕES, NOTÍCIAS, FOTOS OU VÍDEOS PARA O WHATSAPP DO TAROBÁNEWS: (43) 99995-1367

© Copyright 2023 Grupo Tarobá