Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Florestópolis já vive epidemia de dengue; 11 cidades tem risco

17/12/19 às 09:52 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretária de Estado da Saúde (SESA) confirmou que Florestópolis já vive uma epidemia de dengue. A cidade que fica a 71km de Londrina, tem 11.222 e vai contar com uma força tarefa na busca ativa de criadouros. Além de Florestópolis, outras cidades estão na mira da Secretária por risco de epidemia. São 10 cidades onde o número de casos aumentou, como Ibiporã, que fica na região.

Para o coordenador da vigilância em saúde 17ª Regional em Saúde, Felipe Remondi, é preciso um trabalho intenso da população na remoção dos criadouros nas casas. “As pessoas ainda negligenciam, mas ainda há criadouros em vaso de plantas e fazer a remoção depende da população. Pra gente fazer o enfrentamento do aumento dos casos de dengue é parecido trabalho em equipe”, alerta.

Outro fator preocupante, é que quando havia risco de epidemias, havia também aplicação de “fumacê”, inseticida que mata o mosquito já adulto. Mas, segundo o coordenador, o Ministério da Saúde, está com dificuldade de fazer a compra do produto. “O Ministério mudou o inseticida porque começou a perceber resistência por parte do mosquito. Hoje estamos aguardando uma nova remessa. A previsão é janeiro, o que só reforça a necessidade da população fazer a remoção mecânica”, ressalta Remondi.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Em, Londrina, segundo levantamento da SESA, o que mais chama a atenção, é que quase 73% dos criadouros estão nos domicílios, em recipientes e locais que juntam água.

“A cada dois ou três dias, é preciso que a população faça uma vistoria. Olhe em frascos que acumulem, calhas entupidas. É importante que isso se torne um hábito. Outro problema é o lixo urbano”.

Além disso, 13 municípios apresentam 37 casos de dengue com sinais de alerta, indicando que podem evoluir para casos de maior gravidade. Florestópolis, está na lista.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá