Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Foz do Iguaçu já tem 631 pessoas imunizadas contra Covid-19

21/01/21 às 10:33 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

No primeiro dia da campanha de imunização contra a Covid-19 em Foz do Iguaçu, na quarta-feira, 20, 631 pessoas que compõem os grupos prioritários da primeira fase foram vacinadas. A meta da Prefeitura é aplicar 400 doses por dia e finalizar esta etapa até o final da próxima semana.

Foz do Iguaçu recebeu na manhã de quarta 3.193 doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. Os primeiros imunizantes são destinados aos profissionais que estão na linha de frente no enfrentamento ao novo coronavírus, idosos em instituições de longa permanência e pessoas acima de 18 anos com deficiências graves que moram em residências inclusivas.

De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, 1.844 pessoas integram este primeiro grupo a ser vacinado. As doses remanescentes serão direcionadas a outros profissionais da saúde da cidade, conforme ordenamento previsto pelo Plano Estadual de Vacinação.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

As vacinas estão sendo aplicadas nos locais de trabalho desses profissionais, como os hospitais Municipal Padre Germano Lauck, Ministro Costa Cavalcanti, Padre Germano Lauck e Unimed, Unidade de Saúde Padre Ítalo e Siate. Na tarde de quarta, também foram imunizados 145 pessoas no Lar dos Velhinhos e na Casa de Repouso Novo Gileade, entre idosos e trabalhadores que atuam nesses locais.

Dose dupla

A Coronavac deve ser aplicada em duas doses. De acordo com a diretora da 9ª Regional de Saúde, Iélita Santos, o intervalo é de 25 dias entre elas, conforme orientação do Governo do Estado. A previsão é que as vacinas para a segunda dose sejam entregues à Regional em duas semanas.

Cuidados devem ser mantidos

A secretária municipal de Saúde, Rosa Jeronymo, Foz do Iguaçu está com a estrutura preparada para atender a imunização de toda a população. No início da semana, os profissionais que atuam com a distribuição e aplicação das vacinas participaram de capacitação sobre as especificidades da Coronavac, para garantir a segurança no manejo das vacinas e o melhor atendimento aos cidadãos.

A secretária lembra, no entanto, que é necessário manter os cuidados para reduzir os casos de Covid-19 e vencer a epidemia. “A vacina é eficaz e é a única possibilidade que temos de acabar com a pandemia. Mas, até que tenhamos um número elevado de pessoas vacinadas, precisamos continuar nos protegendo, fazendo o distanciamento social, usando máscaras e higienizando as mãos”, salientou.


AMN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá