Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Gravidez na adolescência: Cambé tem centro de conscientização para jovens

09/02/23 às 17:17 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Fevereiro é o mês dedicado à prevenção da gravidez na adolescência e em Cambé, um centro de atendimento à mulher realiza um trabalho de conscientização com as jovens. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera essa condição de alto risco na maioria dos casos.


A equipe da Clínica da Mulher realiza visitas em escolas e promove conversas. “Fazemos um trabalho de prevenção e planejamento familiar, com sensibilização e reflexão sobre a gravidez, que pode frustrar os planos de vida”, disse a coordenadora do local, Camila Ravagnani.

 

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Pesquisas mostram que geralmente a responsabilidade da maternidade na adolescência fica para a família das jovens. Porém, muitas vezes ocorre do bebê ir para a adoção, pela falta de condições financeiras e psicológicas da mãe em idade tão precoce e a clínica orienta nesse aspecto.


“Temos um programa que faz a doação do bebê desde a gravidez, mas geralmente as jovens acabam ficando e a criança fica sob a responsabilidade dos avós ou pais, porque elas não têm a maturidade para fazer o cuidado”, explicou Ravagnani.

 

A maioria das adolescentes quando inicia a vida sexual tem conhecimento dos métodos contraceptivos, como preservativos e pílulas, mas geralmente não fazem o uso correto das alternativas. Na clínica, as jovens têm acesso gratuito a dispositivos com longa duração, como o DIU, que uma vez implantado tem efeito de até dez anos.

 

Em média, a clínica realiza 80 consultas por mês e desde que foi inaugurada, em 2021, já implantou mais de 400 dispositivos anticoncepcionais.

 

No Brasil, uma em cada cinco mulheres se torna mãe antes de chegar à fase adulta. Algumas, a partir dos 10 anos de idade. Além da saúde, esse é também um problema social, já que muitas que passam por essa experiência acabam deixando os estudos e enfrentam dificuldade em ingressar no mercado de trabalho.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá