Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Grupo de médicos buscam doadores de plasma com anticorpos para covid-19

25/05/20 às 15:20 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa), autorizou no dia 19 de maio, o estudo para tratamento contra a Covid-19, com uso de plasma sanguíneo ou plasma convalescente de doadores que já tiveram a doença. O médico hematologista e oncologista clínico do Hospital do Câncer Uopeccan Ademar Dantas da Cunha Júnior, que atua há 20 anos na instituição, junto a médicos do hospital, iniciaram um estudo de tratamento inovador contra a Covid-19. O projeto conta com a participação de um grupo de profissionais do corpo clínico da Uopeccan e do Hospital Universitário de Cascavel.

Segundo o coordenador do projeto, Dr. Ademar Dantas da Cunha Júnior, é motivo de comemoração a aprovação, ele explicou os próximos passos do tratamento, “inicialmente serão tratados dois pacientes e pelo menos um deles deve apresentar resposta positiva para continuarmos o estudo, iremos iniciar a segunda fase, com o tratamento até completar dez pacientes. A ampliação do estudo vai depender dos resultados positivos dos pacientes durante a pesquisa”.

A equipe de médicos agora está buscando doadores de sangue entre pessoas que já se infectaram com o novo Coronavírus, para registrar em um banco de doadores voluntários a ser convocado conforme necessidade. O doador tem que ter tido a Covid-19 confirmada, já estar recuperado, e sem sintomas há pelo menos 14 dias. O doador é colocado em uma máquina que faz a filtragem do sangue, com acompanhamento médico e de enfermagem em ambiente apropriado, os anticorpos retirados do corpo de uma pessoa que se curou após contrair Coronavírus e reinfundida então, através da transfusão do plasma, no paciente que ainda está com a doença.

Leia mais:

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Imagem de destaque
EXPECTATIVA EM ALTA

Secretaria de Saúde entrega mais de 200 aparelhos auditivos em Londrina

Os interessados que já tiveram a doença, podem entrar em contato com o Centro da Pesquisa da Uopeccan pelo telefone (45) 2101-7456 e fazer o cadastro.

Assessoria 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá