Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Hemepar tem horário especial para doações no final de ano

20/12/17 às 09:59 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Final de ano é o período de férias, comemorações e viagens em família. Para poder aproveitar e descansar nesta época, é preciso planejamento e organização. A rede de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) preparou um horário especial de funcionamento para que as demandas de doações possam ser atendidas.

Todas as unidades estarão fechadas para coleta e ambulatório nos dias 24, 25 e 31/12 e 1º/01. Nos outros dias, o atendimento varia de acordo com a Regional de Saúde. O diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach, comenta que reservar um tempo para doar é um ato de cidadania. “Nossa preocupação é que as pessoas se lembrem do seu dever cívico e empático em doar sangue antes e depois das celebrações, sabendo que contribuíram para salvar vidas”, fala.

Para que os estoques se mantenham em níveis adequados em todos os 384 hospitais credenciados, o Hemepar precisa de 14 a 15 mil bolsas de sangue por mês. Isso significa uma média de 700 a 800 doações por dia.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

DOAÇÃO – Para ser um doador é preciso estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos – menores de idade podem doar desde que estejam acompanhados de um responsável. É necessário levar documento oficial com foto.

“É importante que as pessoas não esqueçam de doar sangue, precisamos da solidariedade dos doadores. A doação é rápida e segura, feita em pouco tempo. É um gesto simples que pode beneficiar até quatro pessoas”, diz Hastchbach.

Após o procedimento, o doador permanece por mais 15 minutos no estabelecimento, onde recebe um lanche. O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano – homens a cada 60 dias e mulheres devem respeitar um intervalo de 90 dias entre as doações.

Saiba onde doar aqui.

BENEFÍCIOS – Quem fez três doações durante 12 meses, pode solicitar emissão de certificado de Doador Fidelizado. Este certificado dá direito a uma série de benefícios, como meia-entrada em shows, espetáculos de teatro, cinema e outros eventos.

Confira aqui o horário de final de ano dos Hemonúcleos, Hemocentros e UCTs do Paraná.

AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá