Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Hemocentro pede doações de sangue para aumentar os níveis de estoque

25/11/22 às 20:46 - Escrito por Redação Tarobá News

 Para comemorar o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, lembrado nesta sexta-feira (25) em todo o país, o Hemocentro do Hospital Universitário (HU) de Londrina pede que a população realize uma doação. O local está aberto normalmente, inclusive nos horários dos jogos do Brasil e conta com uma decoração em homenagem à seleção brasileira.


Durante a pandemia, o hemocentro registrou uma queda de aproximadamente 20% no número de doações e essa baixa reflete diretamente no estoque da unidade.


A maior demanda é pelo sangue tipos O negativo e O positivo, além do A negativo, mas a doação de todo e qualquer tipo sanguíneo é bem-vinda.  Com a movimentação em clima de Copa, o hemocentro espera atrair doadores, pensando também na baixa procura devido às festas e viagens de final de ano


Atualmente não é necessário agendamento prévio para doação de sangue durante a semana. Já para doar no sábado, é preciso realizar agendamento no site da Secretaria de Estado da Saúde.


Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato. É recomendado evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes.


Quem estiver com gripe ou resfriado não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta. A covid-19 também já foi incluída nos critérios de triagem e pode trazer alguns impedimentos para as pessoas que viajaram para o exterior ou tiveram algum contato com a doença. Outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação.

© Copyright 2022 Grupo Tarobá