Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Hemocentro pede doações por aumento de demanda de fim de ano

23/12/19 às 12:39 - Escrito por Redação Tarobá News

Os estoques de sangue no Hemocentro do Hospital Universitário estão adequados. Isso quer dizer que não está faltando nenhum tipo sanguíneo. Segundo o diretor, Fausto Trigo, pra que a situação se mantenha, é preciso que as pessoas continuem mantendo também a quantidade de doações das últimas semanas. “A demanda por sangue costuma aumentar bastante nessa época do ano por causa dos acidentes de trânsito. Como muitos dos pacientes são encaminhados para hospitais públicos como HU, Zona Norte, eles são atendidos pelo banco público de sangue”, conta.

Para o médico, é primordial que as pessoas continuam fazendo a doação nessas duas semanas pois a necessidade de reposição é diária, principalmente, do estoque de plaquetas. “Esse é um elemento sanguíneo que dura apenas cinco dias na geladeira e é de extrema importância. As plaquetas são necessárias para quem faz tratamento quimioterápico, radioterápico, para pacientes que tem deficiência de produção e até em cirurgias grandes”, aponta o diretor.  

O Hemocentro vai funcionar em horário especial neste Natal e Ano Novo. A unidade do HU fica aberta também nos dias 24 e 31 de dezembro, mas das 8h às 13. Dias 25 e 1º de janeiro, fecha as portas por conta do feriado. Mas nos outros dias o horário de funcionamento é das 13h às 18h30 e aos sábados das 8h 17h30 sábado.

“Todos os tipos sanguíneos são necessários mais o O- é sempre mais requisitado. Ele é muito importante em situações de emergência, como quando não há tempo de saber qual o tipo sanguíneo do paciente. Por ser doador universal, pode ser usado nessas situações extremas”, relata.

Até novembro deste ano, o Hemocentro já tinha recebido 14.046 doações, com média de 1.276 bolsas/mês. Todo o procedimento de doação dura aproximadamente 40 minutos. Antes de fazer a doação, o potencial doador passa por consulta médica, na triagem do Hemocentro.

Exigências para a doação
- Estar em boas condições de saúde:
- Ter entre 16 e 69 anos de idade (menores devem apresentar consentimento formal do responsável legal)
- Pesar no mínimo de 50 quilos
- Apresentar documento oficial de identidade com foto

Passo a passo da doação
- O possível doador é cadastrado no sistema do Hemepar e responde a um questionário
- Passa por triagem clínica, para avaliação dos requisitos para ser doador
- Sangue passa por triagem hematológica para verificar se existe ou não anemia
- Doador é encaminhado para sala de lanche e deve permanecer no hemocentro por pelo menos 15 minutos

© Copyright 2022 Grupo Tarobá