Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Hospital emite nota de esclarecimento sobre morte de criança por meningite

02/05/19 às 16:25 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Marechal Cândido Rondon, de Marechal Cândido Rondon, emitiu nesta quinta-feira (02) uma nota de esclarecimento a respeito da morte de uma criança de um ano e oito meses ocorrida na madrugada de quarta-feira (1º). 

Confira: 

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Marechal Cândido Rondon, vem por meio deste informar que o quadro de meningite que levou a óbito criança de 1 ano e oito meses foi de origem bacteriana. No líquor da referida paciente houve presença de diplococos gram positivos lanceolados – meningite pneumocócica.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

As meningites são processos inflamatórios das membranas que recobrem o cérebro. Tais processos inflamatórios podem ser causados por dezenas de diferentes gêneros bacterianos, bem como fungos e vírus.

Quando meningites bacterianas são causadas pelos agentes Haemophilus influenzae e Neisseria meningitidis, há necessidade de utilização de profilaxia medicamentosa para contactantes íntimos. No caso de meningites pneumocócicas, não há indicação de tal profilaxia. Relativo a cuidados necessários aos contactantes íntimos de pessoas que desenvolveram meningite bacteriana, independente de agente etiológico, é fundamental que sejam cuidados sinais e sintomas que podem ser atribuídos a tal condição clínica: febre, fraqueza, dor de cabeça, choro, vômitos e alterações no comportamento típico da criança. Em crianças maiores e adultos: febre, dor de cabeça, alterações de nível de consciência, vômitos, rigidez de nuca.

Ressaltamos que os cuidados necessários em ambientes de aglomeração são: manter o ambiente bem arejado, realizar higienização de mãos, cuidados com secreções de orofaringe (de extrema relevância em casos de meningites por Haemophilus influenzae e Neisseria meningitidis), atentar para sinais que podem ser indicativos de meningites e realizar vacinação conforme calendário vacinal.

Embora nenhuma vacina seja 100% eficaz, a vacinação conforme calendário vacinal é a melhor forma de evitar tais quadros.

Com informações: ToledoNews

© Copyright 2023 Grupo Tarobá