Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

H.U cancela cirurgias eletivas por falta de material

05/09/19 às 20:24 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Hospital Universitário de Londrina cancelou nesta quinta-feira (5), cirurgias eletivas que estavam agendadas por falta de material. O problema já vem se arrastando nos últimos meses e, para não interromper o atendimento, foi preciso pedir emprestado de outros hospitais da cidade.

Oito operações foram canceladas por falta de Gaze, seringa e agulhas. O H.U vem passando por dificuldades financeiras desde o começo do ano, mas o pagamento das bolsas dos residentes que foi cortado pelo Governo do Estado desequilibrou de vez o orçamento.

O repasse dos recursos para as bolsas já foi restabelecido, mas com tantos problemas financeiros, o estoque de material que era suficiente para alguns meses foi todo consumido. Diante do orçamento limitado, as compras passaram a ser feitas a cada 15 ou 20 dias.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Sem estoque, nos últimos dois meses o Hospital Universitário vem sofrendo com a falta de material. Mas durante esse tempo, para não ficar sem atender, como aconteceu nesta quinta-feira, foi preciso pedir emprestado de outros hospitais da cidade, como o Zona Norte e Zona Sul. De acordo com a superintendência do hospital, as cirurgias eletivas que representam até 20% dos procedimentos feitos no H.U foram suspensas por apenas um dia. A prioridade foi dada para pacientes internados e de urgência e emergência.

A compra dos produtos médicos já foi feita por meio de licitação. A empresa fornecedora tem até duas semanas para fazer a entrega. O atendimento também está prejudicado na clínica odontológica da UEL, mas o motivo é diferente: a falta de pessoal, já que o déficit é de, pelo menos, 19 funcionários. Quando servidores pegam atestado não há quem substitua e a saída tem sido suspender o atendimento. A clínica tem capacidade para 700 consultas por dia.

Reportagem: Heloísa Pedrosa.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá