Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

HUOP realiza Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele nesse sábado

05/12/19 às 10:06 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

No próximo sábado (07) o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) fará atendimentos em prol do “Dezembro Laranja”, que é a Campanha Nacional de prevenção ao câncer de pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Em 2019, o tema é #SinaisDoCâncerDePele e tem como objetivo alertar sobre os sinais do câncer de pele para diagnóstico e tratamento precoces, aumentando as chances de cura na grande maioria dos casos.

O mutirão de atendimento é nacional e será realizado em cerca de 130 postos de saúde pelo Brasil. Cerca de quatro mil médicos dermatologistas e voluntários do país prestarão atendimento gratuito para diagnóstico da doença.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Em Cascavel, os atendimentos serão realizados pelos Dermatologistas da cidade, juntamente com os acadêmicos de Medicina, no ambulatório do HUOP, das 8 ao 12 horas.

A médica dermatologista Dra Danielle Bonatto, responsável pela Campanha em Cascavel, alerta sobre os risos da doença. “Se você possui uma mancha de pele com crescimento rápido, mudança de cor ou uma ferida que não cicatriza, existe o risco de que essa lesão seja um câncer de pele. Venha até a campanha e realize seu exame preventivo gratuito”.


Brasil

O câncer de pele é o mais comum no ser humano. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), anualmente, são diagnosticados em média 180 mil casos novos da doença. Isso significa que 1 em cada 4 casos novos de câncer no Brasil, é de pele.

No Brasil as maiores taxas de incidência de câncer de pele são na Região Sul, para ambos os sexos. Estima-se um risco de 160 casos novos para cada 100.000 homens e 95 casos novos para cada 100.000 mulheres, sendo a maior taxa de incidência dentre os estados do Brasil.

Por isso a importância do exame médico preventivo e diagnóstico precoce desta neoplasia tão frequente na população.

O mutirão de consulta é realizado desde 1999 e já beneficiou mais de 600 mil pessoas. Este ano, na 21ª Campanha Nacional de Prevenção do Câncer da Pele da SBD, a previsão é de que 30 mil pessoas sejam beneficiadas pela iniciativa.


Assessoria Unioeste

© Copyright 2023 Grupo Tarobá