Huop recebe monitores e respiradores exclusivos para atendimento de vítimas da Covid-19

Redação Tarobá News
Ciência e saúde | Publicado em 04/06/2020 às 15:21

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) recebeu novos equipamentos que serão utilizados exclusivamente para atendimento de possíveis vítimas da Covid-19. Foram 7 respiradores e 7 monitores entregues pela Secretaria Estadual de Saúde, nessa quinta-feira (04), e ainda nessa semana devem ser entregues mais 3 monitores e 3 respiradores, para viabilizar no total mais dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Atualmente, a Ala Covid-19 do hospital conta com 10 leitos de UTI e 20 de enfermaria. O processo de ampliação do número de leitos segue o planejamento anunciado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, após visita ao Huop. “Essa atenção à região Oeste é muito importante, pois esse hospital tem condição de atender os pacientes mais graves. Então dobramos a capacidade da UTI e essas ações são essenciais para que possamos lidar com a pandemia, sem faltar vagas”, diz o diretor da 10ª Regional de Saúde, João Gabriel Avanci.

A entrega dos equipamentos também foi realizada após reuniões com representantes do município, que avaliaram a necessidade em razão do crescimento do número de casos de Covid-19. “É um desafio de todos conter a pandemia, então é válido pensamos em fortalecer a infraestrutura da rede de atendimento e que todo o sistema de saúde esteja em sintonia. Mas também é preciso da disciplina da população nesse momento”, ressalta o prefeito, Leonaldo Paranhos.

Nessa quinta-feira (04), o Huop chegou à lotação máxima de leitos da Unidade de Terapia Intensiva da Ala Covid-19 pela quarta vez. “Gostaríamos de não estar precisando aumentar esses leitos, e nem precisar usar. Mas acontece que já atingimos a capacidade máxima em alguns momentos e por isso, a ampliação é fundamental para oportunizarmos uma segurança à população”, enfatiza o reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Alexandre Webber.

De acordo com o diretor geral do Huop, Rafael Muniz de Oliveira, é em razão disso, que a entrega destes equipamentos nesse momento é essencial. “Temos observado o crescimento do número de casos e a resposta do Estado nesse momento é condizente nesse período. É importante essa ampliação, mas claro, temos a expectativa de não precisar usar, e é por isso que não podemos afrouxar o isolamento social. Somente unidos conseguiremos passar por essa pandemia”, diz Rafael.

A abertura desses novos leitos deve ser realizada na próxima semana, logo após a contratação de profissionais através do chamamento público, já iniciado, com o objetivo da manutenção do número de leitos no hospital, e a ampliação para atendimento de pacientes com Covid-19.

ASSESSORIA 



Relacionados

Rolândia | 11-07-2020 13:38

Seis idosos morrem de Covid-19 e asilo é parcialmente em interditado em Rolândia

Seis idosos morrem de Covid-19 e asilo é parcialmente em interditado em Rolândia

Ibiporã | 11-07-2020 13:04

Caso de H1N2 em Ibiporã é raro; apenas 26 foram diagnosticados no mundo

Caso de H1N2 em Ibiporã é raro; apenas 26 foram diagnosticados no mundo

Londrina | 11-07-2020 11:34

Vice-prefeito de Londrina e família testam positivo para coronavírus

Vice-prefeito de Londrina e família testam positivo para coronavírus

Ibiporã | 11-07-2020 11:16

Secretário de saúde confirma caso de H1N2 em Ibiporã

Secretário de saúde confirma caso de H1N2 em Ibiporã