Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Ibiporã tem primeiro caso suspeito de coronavírus notificado

14/03/20 às 10:36 - Escrito por Da Redação
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria de Saúde de Ibiporã, por meio do Setor de Vigilância Epidemiológica, informa que notificou o primeiro caso suspeito do novo coronavírus (Covid-19) no município. Trata-se de um homem de 24 anos, com história de viagem a Portugal em 24 de fevereiro. O rapaz retornou ao Brasil no dia 4 de março, passando por Campinas e desembarcando em Londrina. 

Os sintomas iniciaram no dia 8 – febre e dor de garganta. O paciente foi atendido no Hospital Universitário (HU) de Londrina na última quarta-feira (11) e atualmente está em isolamento domiciliar, sem alteração no quadro clínico. A Vigilância Epidemiológica informa que foi realizada a coleta de exames e aguarda o resultado laboratorial. Os contatos estão sendo monitorados diariamente, todos sem sintomas.

“Pedimos calma à população e profissionais de saúde e orientamos que pessoas que retornaram nos últimos 14 dias de localidades com grande número de casos, como Ásia, Europa, América do Norte e demais localidades indicadas pelo Ministério da Saúde, ou que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados, e que apresentem febre com ao menos um sintoma respiratório (tosse, coriza, falta de ar, etc) que procurem um dos serviços de saúde do município”, orienta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Vanessa Luquini.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Vanessa acrescenta que a Epidemiologia está solicitando às equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) visitas domiciliares a pessoas que viajaram recentemente para o exterior e recebemos informações que podem estar sintomáticos. De acordo com o secretário de Saúde, Paulo Zapparoli, as UBSs e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) possuem um protocolo em vigor para assistência dos pacientes com suspeita de contágio pelo Novo Coronavírus (COVID-19) e outras infecções transmissíveis. “Também solicitaremos a aquisição de mais materiais de proteção aos profissionais de saúde, a aquisição de novos equipamentos para o tratamento da doença e os insumos necessários para auxiliar na retaguarda dos atendimentos”, informa o secretário.

Com PMI

© Copyright 2023 Grupo Tarobá