Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Infestação do mosquito da dengue preocupa em Rolândia

22/01/19 às 10:26 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

É preocupante o número apontado pelo último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado em Rolândia entre os dias 14 e 17 de janeiro de 2019. O índice constatado foi de 4,9%, colocando o município em uma situação de alto risco, segundo parâmetros da Organização Mundial da Saúde, que preconiza um índice de até 1% como aceitável. O índice anterior, obtido entre os dias 4 e 7 de dezembro de 2018, foi de 4,17%, ou seja, há uma tendência de crescimento na infestação

De acordo com a secretaria de Saúde, os criadouros encontrados com maior frequência durante o levantamento foram os vasos e pratinhos de plantas. Os locais com maiores índices foram os Jardins. Campo Belo, Água Verde e Costa do Sol. As ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya foram intensificadas nas regiões onde foram obtidos os maiores índices através de ações em educação em saúde, remoção de criadouros específicos e entrada de casa em casa.

A secretaria ainda destaca que a população apresenta um papel muito importante no combate ao vetor e deve atuar de forma ativa, mantendo os quintais limpos, sem acúmulo de lixo, pneus, garrafas e outros objetos que possam acumular água. Calhas, marquises e ralos devem ser verificados e limpos rotineiramente.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Os vasos e pratinhos de plantas devem ser verificados semanalmente para eliminar água parada. Quando não puderem ser eliminados, os pratinhos de plantas devem permanecer com areia grossa até as bordas ou ser lavados com água, bucha e sabão semanalmente, para eliminar ovos do mosquito. Locais de armazenamento de água devem permanecer sempre tampados/telados. Além disto, a limpeza destes reservatórios deve ser realizada semanalmente mediante a escovação das paredes internas com bucha e sabão, a fim de eliminar possíveis ovos do mosquito.

(Fonte: Jornal de Rolândia)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá