Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Julho Amarelo: diagnóstico precoce de câncer ósseo é fundamental

07/07/20 às 10:59 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O mês de julho é destinado à conscientização sobre o câncer ósseo com o objetivo de permitir diagnósticos precoces e, consequentemente, tratamentos mais eficazes. O tumor pode surgir diretamente no osso (primário) ou decorrer de câncer em outro órgão, com metástase nos ossos (secundário).

O ortopedista e traumatologista, Ronaldo Sotine, que atende no CEONC Hospital do Câncer de Cascavel, explica que os tumores ósseos primários correspondem de 3 a 4% de todas as neoplasias. “As lesões secundárias (metástases) são mais frequentes no esqueleto axial, composto por 80 ossos na cabeça e no tronco do corpo humano”, explica Sotine.

“As principais origens são: pulmonares, prostática, mamária, renal e intestinal”, complementa o médico.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

A dor nos ossos, inchaço e sensibilidade na área afetada, edema (machucado), fadiga, perda de peso e febre são os principais sintomas, que podem indicar também uma lesão já avançada. O diagnóstico precoce é fundamental, principalmente nos tumores malignos, permitindo emprego de um tratamento rápido.

O avanço da medicina tem sido grande aliado na luta contra o câncer ósseo. A tecnologia permite métodos de imagem cada vez mais precisos, sendo possível observar precocemente as lesões. Alguns dos métodos de imagens são: radiografias, ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética e PET SCAN.

“Atualmente o PET SCAN é o método mais eficaz no diagnóstico precoce das lesões primárias e ou secundárias, possibilitando assim, uma abordagem mais favorável para a cura dos pacientes”, complementa o ortopedista e traumatologista, Ronaldo Sotine.


Tratamento

Tumores ósseos frequentemente exigem tratamentos com diversas modalidades: cirurgia, quimioterapia e radioterapia. A especialização e modernização são fatores determinantes para melhores resultados.


Como proceder?

Ao perceber qualquer sintoma, a orientação é procurar unidade de saúde mais perto de sua casa ou a clínica médica de sua confiança. O médico especialista verificará o seu caso e dará os encaminhamentos para verificação dos sintomas. Se você é paciente oncológico, ao perceber algum sinal diferente do seu corpo, avise o médico que acompanha seu tratamento.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá