Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

LEC e Hospital do Câncer realizam corrida de conscientização do câncer de próstata

08/11/17 às 09:28 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Hospital do Câncer de Londrina (HCL) e o Londrina Esporte Clube (LEC) promovem no próximo dia 15 de novembro (quarta-feira, feriado de Proclamação da República) a Tubarun, corrida pela conscientização do câncer de próstata. A largada será às 8 horas no Estádio do Café e as inscrições estão sendo feitas pela internet.

O evento, que é atividade integrante da campanha Novembro Azul, promovida pelo HCL, contará com duas modalidades e três distâncias: corridas de oito e quatro quilômetros e caminhada de três quilômetros. Os primeiros colocados das provas de corrida serão premiados.

Segundo a diretora de Ações Estratégicas e Projetos do Hospital do Câncer, Mara Fernandes, o objetivo da corrida é conscientizar a população masculina de Londrina e Região sobre a importância da adoção de uma postura preventiva como forma de combate ao câncer de próstata. A expectativa é receber cerca de mil participantes.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

“Eventos esportivos costumam atingir muitas pessoas. Neste ano, nos unimos ao LEC, que por meio de sua Diretoria nos recebeu de braços abertos e acreditou em nossa ideia, para realizar uma ação ainda maior e significativa”, explica.

A diretora destaca que apesar de o foco da campanha ser os homens, a corrida é direcionada a pessoas de todas as idades e famílias. “O objetivo é promover uma mudança de cultura geral”. 

Entre as bandeiras levantadas pela campanha ‘Novembro Azul’ estão o acompanhamento com o urologista e a realização de exames preventivos periódicos como forma de promover o diagnóstico precoce da doença.

As inscrições para o evento, no valor de R$ 55, estão abertas e vão até o próximo sábado, dia 11, no site: https://www.centraldacorrida.com.br/tubarun2017. No valor está incluso o kit do atleta, com sacola ecológica, camiseta do evento, número de peito e chip de cronometragem (exceto para participantes da caminhada).

A entrega do kit será realizada na próxima terça-feira (14), das 14 às 22 horas no Boulevard Londrina Shopping (Av. Theodoro Victorelli, 150 | Loja L261/262).

Câncer de próstata

Segundo o INCA, o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens após os tumores de pele não melanoma.

No HCL, a média dos últimos cinco anos é de 340 novos casos ao ano; cem por cento deles em pacientes acima dos 40 anos, evidenciando que o principal fator relacionado ao desenvolvimento da doença é a idade.

Os dados reforçam as bandeiras levantadas pela campanha: é muito importante que os homens tenham consciência da doença e façam o acompanhamento devido com seu urologista. 

A realização dos exames preventivos – PSA (exame de sangue) e de toque retal – também é indicada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU): a partir dos 45 anos para homens da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata e a partir de 50 anos para os demais casos.

A adoção dessas atitudes preventivas é a melhor forma de promover o diagnóstico precoce, que é o maior aliado dos homens no combate à doença, já que se descoberta no início as chances de cura atingem os 90%.

Novembro azul – outras atividades

No mês de Novembro, o Hospital do Câncer de Londrina também promove diversas palestras de conscientização em parceria com empresas privadas e organizações.

As instituições que tenham interessem em realizar ações desse tipo (seja para o público externo ou interno) podem entrar em contato com o hospital pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (43) 3379-2608, (43) 3379-2613 ou (43) 3379-2771.

(Assessoria)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá