Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Liraa: Rolândia tem médio risco de epidemia de dengue com infestação em 3%

26/01/22 às 10:46 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria de Saúde informa sobre o Índice de Infestação Predial do primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), ocorrido no município de Rolândia entre os dias 10 e 14 de janeiro de 2022 foi de 3,0%. Este resultado coloca o município de Rolândia em uma situação de médio risco segundo parâmetros da Organização Mundial da Saúde, que preconiza um índice de até 1% como aceitável.

No período compreendido entre o dia 25/07/2021 e 25/01/2022 (período epidemiológico de 2021/2022), foram notificados no município de Rolândia 1.140 casos suspeitos de dengue. Destes, 852 casos foram descartados e 18 foram confirmados como Dengue e 270 aguardam resultado. 

Os criadouros encontrados com maior frequência foram:
Criadouros do Grupo D2, 47,6 % - lixo, recipientes plásticos, garrafas PET, latas, sucatas, entulhos de construção;
- Criadouros do Grupo B, 35,7 % - vasos/frascos com água, pratos, garrafas retornáveis, pingadeiras, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros em geral, pequenas fontes ornamentais, materiais em depósitos de construção (sanitários estocados, canos, etc.), objetos religiosos/rituais.
- Criadouros do Grupo A2, 9,5 % - Depósitos de água ao nível do solo para armazenamento doméstico, tais como tonéis, tambores, barris, cisternas, caixas d’água, captação de água em poço/cacimba/cisterna.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Considerando que o índice de infestação predial está acima do limite máximo recomendado pela OMS/Ministério da Saúde, não podemos baixar a guarda, uma vez que o município enfrentou dois anos consecutivos de epidemias de dengue. Desta forma, a equipe de Controle de Endemias continua realizando diversas ações para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, porém, o apoio da população é fundamental.

Medidas simples podem contribuir grandemente para o controle da disseminação do Aedes aegypti, são elas: 
- Não deixar água parada;
- Realizar a destinação adequada do lixo, entulhos e outros materiais inservíveis;
- Manter os quintais limpos, sem acúmulo de lixo, pneus, garrafas e outros objetos que possam acumular água.
- Verificar e realizar a manutenção correta periodicamente em calhas, marquises e ralos;
- Vasos e pratinhos de plantas devem preferencialmente ser eliminados, mas quando mantidos, devem permanecer com areia grossa até as bordas ou ser lavados com água, bucha e sabão semanalmente, para eliminar ovos do mosquito.
- Tambores e outros recipientes para armazenamento de água devem permanecer sempre tampados/telados. A inspeção e limpeza destes reservatórios deve ser realizada pelos moradores semanalmente mediante a escovação das paredes internas com bucha e sabão, a fim de eliminar possíveis ovos do mosquito.

Para mais informações sobre situação epidemiológica da Dengue no município de Rolândia, acesse: https://sites.google.com/view/boletimdadengue-rolandia/in%C3%ADcio

© Copyright 2023 Grupo Tarobá