Londrina
Cascavel

TV Tarobá

Tarobá FM

  • Londrina
  • Cascavel

Londrina abre 2.510 vagas para mamografia durante Outubro Rosa

09/10/20 às 10:27 - Escrito por Redação Tarobá News

A Secretaria Municipal de Saúde abriu 2.510 vagas para exame de mamografia durante o mês de outubro. O exame radiológico é utilizado para prevenir e identificar lesões benignas e o câncer de mama. A oferta integra as ações do Outubro Rosa, campanha de conscientização que visa alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero.

Segundo a secretaria, de janeiro a setembro deste ano, a Prefeitura disponibilizou uma média de 1.444 exames. Destes, 746 foram realizados, restando uma sobra de 698 exames, que poderiam ter sido preenchidos pelas mulheres que se enquadram nos critérios para a realização da mamografia. Esse ano, a procura foi abaixo do esperado por conta da pandemia de Covid-19, aponta o município. 

Segundo a coordenadora de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, Priscila Colmiran, é fundamental que as mulheres conheçam o seu corpo e incluam, em sua rotina, a realização de exames periódicos. “Quanto antes os cânceres de mama ou de útero forem descobertos, maior a chance de cura e melhor será a qualidade de vida da mulher”, afirmou.

Nos últimos meses, muitas pessoas deixaram de procurar as unidades de saúde, com medo de pegar o novo coronavírus. Mas a coordenadora ressalta a importância de manter os exames preventivos e periódicos em dia para um tratamento precoce.

 Em Londrina, a paciente tem que passar por uma consulta ou avaliação clinica das mamas e depois agendar a mamografia em uma Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O exame  é indicado para mulheres na faixa dos 50 a 69 anos, mas em outras faixas etárias não está descartado. “Reforçamos que independente da faixa etária toda vez que houver alguma dúvida ou suspeita de alteração em seu corpo, a mulher deve buscar ajuda de um profissional qualificado para melhor investigação”, frisou.

ENVIE SUGESTÕES, NOTÍCIAS, FOTOS OU VÍDEOS PARA NÓS ATRAVÉS DO WHATSAPP DO TAROBANEWS (43) 99995-1367 E PARTICIPE DO GRUPO PARA RECEBER O RESUMO DE NOTÍCIAS DO DIA CLICANDO AQUI.

© Copyright 2022 Grupo Tarobá