Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Londrina amplia atendimentos às mulheres em UBSs durante o Outubro Rosa

01/10/22 às 17:31 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria Municipal de Saúde de Londrina vai intensificar os atendimentos, exames e ações voltadas ao público feminino durante o mês de outubro. A medida visa conscientizar a população quanto à importância dos cuidados permanentes com a saúde das mulheres, principalmente quanto ao câncer de mama e do colo de útero.


Além de reforçar a divulgação dos serviços regulares já ofertados pela rede municipal de atenção básica, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizarão atividades específicas para tratar desses assuntos junto aos territórios, grupos de atendimentos, salas de espera, empresas e outros espaços.


Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

O destaque da programação do mês, nos dias 15 e 22 de outubro, em dois sábados, das 8h às 14h, serão as etapas do chamado “Dia D”, com campanhas para coleta gratuita de exame preventivo do câncer de útero, avaliação das mamas e solicitação de exames. Ao todo, participarão das duas ações especiais 40 UBSs da área urbana, contemplando todas as regiões de Londrina.


O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é incentivar a detecção precoce e estimular as mulheres a procurar os serviços públicos existentes para prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, alertando sobre os cuidados necessários. O cronograma de ações especiais a serem feitas ao longo do próximo mês pelas UBSs será divulgado a partir da semana que vem.


As campanhas ampliadas de coleta dos “Dias D”, com atendimentos nos finais de semana, são focadas no público que tem maior risco para o desenvolvimento do câncer de mama e de colo uterino. Assim, os Dias D serão exclusivos para mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos para o exame de colo de útero, e 50 a 69 anos para solicitação de mamografia.


As demais pacientes, fora dessas faixas etárias ou que apresentem outras queixas, serão avaliadas, como já ocorre regularmente, quando procurarem a unidade básica, tanto na área urbana como rural, e terão seus agendamentos feitos nas agendas de rotina. Nesses casos, o exame de mamografia poderá ser antecipado para pessoas a partir de 40 anos ou 35 anos, quando houver histórico familiar de câncer de mama ou ovário, bem como sinais de alteração ao exame físico.


A coleta do preventivo de colo uterino é feita na própria UBS, e para a mamografia os pedidos são direcionados às unidades, que, depois, fazem o agendamento do exame nas clínicas de referência do Município. O funcionamento das unidades é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.


Os trabalhos de divulgação das atividades do Outubro Rosa também são uma oportunidade para a intensificação do rastreio das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), entre outras situações concernentes à saúde da mulher. Isso porque o câncer de colo de útero é um problema de saúde pública associado ao vírus do HPV, comumente transmitido pelo contato sexual. Quando detectado na fase inicial, o câncer de colo de útero possui 100% de chances de cura, indicador que pode ajudar a população a refletir sobre a importância da prevenção.


Nas UBSs de Londrina, as mulheres podem fazer testes rápidos para ISTs, e solicitar outros exames laboratoriais quando há uma indicação, podendo ser feitos na própria unidade. Apenas os exames de ultrassom e mamografia são realizados externamente.


Um dos meios de prevenir o câncer de colo de útero é por meio da vacinação contra o HPV, vírus responsável por vários tipos de câncer – colo de útero, pênis, boca e outros. A vacina quadrivalente é fornecida nas UBSs para meninos de 11 a 14 anos e meninas 9 a 14 anos. “Tanto para meninas como meninos é importante existir esses cuidados. A prevenção começa já com a vacinação”, disse a coordenadora de Saúde da Mulher, Priscila Colmiran.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá