Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Londrina chega a 13 mortes confirmadas por dengue em 2020

02/04/20 às 18:26 - Escrito por Da Redação
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atualizou nesta quinta-feira (2) o boletim semanal com informações a respeito dos casos de dengue na cidade. Os números, relativos a 14ª semana epidemiológica de 2020, apontam que Londrina está com 19.755 notificações relacionadas à doença e 7.696 casos confirmados até o momento. Outros 4.079 foram descartados e 9.880 estão sendo analisados, aguardando a liberação de exames laboratoriais. 

Foram confirmados dois óbitos a mais em relação ao último boletim, divulgado semana passada, totalizando, agora, 13 mortes por dengue no município. Outros 12 falecimentos estão sob investigação e quatro foram descartados. 

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde do Município, Sônia Fernandes, mesmo com a diminuição que começa a haver no cenário de casos confirmados, a circulação viral da dengue continua na cidade, podendo oscilar nas diferentes regiões. Portanto, é necessário que a população mantenha-se alerta e não pare de cuidar da limpeza de seus quintais. Além disso, a diretora pediu para que as pessoas que estiverem com os sintomas da doença não deixem de procurar os serviços de saúde existentes.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

“Com a situação de isolamento provocada pelo coronavírus, muita gente com sintomas de dengue tem medo de sair de casa para procurar atendimento médico, mas isso não pode acontecer. Caso haja suspeita da doença, com sintomas como febre, dor no corpo e na cabeça, mal-estar e manchas vermelhas no corpo, os serviços de referência devem ser procurados para que o tratamento inicie o quanto antes e da forma adequada. Em muitos casos, o paciente já chega às unidades apresentando quadro avançado e isso compromete a eficácia do tratamento”.

Unidades de referência
Duas unidades de referência estão funcionando, exclusivamente, para atender casos relacionados à dengue em Londrina. Um dos pontos é a UBS da Vila Casoni, na região central, que está readaptando seu horário de funcionamento, por conta da redução na procura. Dessa forma, a partir de segunda-feira (7) os atendimentos irão ocorrer de segunda a sábado, sempre das 7h às 19h. O endereço é avenida Dez de Dezembro, 580.

A população também pode ser atendida no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) Norte, que vem sendo utilizado pela Saúde como um centro especializado de atendimento exclusivo de dengue. O funcionamento é de domingo a domingo, das 7h até 1h da manhã. O espaço fica na rua Luiz Brugin, 570, esquina com a avenida Saul Elkind.

Além dos dois espaços de atendimento exclusivo à dengue, o público também pode se dirigir, caso necessitem, às outras Unidades Básicas de Saúde de Londrina. A exceção, no momento, são as seis UBSs que estão operando somente para casos ligados ao coronavírus e de problemas respiratórios: Guanabara (centro), Bandeirantes (oeste), Ouro Branco (sul), Chefe Newton e Maria Cecília (norte) e Vila Ricardo (leste). E também a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do jardim Sabará, que funciona diariamente, 24h, somente para essa finalidade.

Com N.com

© Copyright 2023 Grupo Tarobá