Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Londrina encerra Campanha de Vacinação contra a Poliomielite com 54,3% de cobertura

03/10/22 às 14:57 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

No último sábado (1), a Secretaria Municipal de Saúde de Londrina encerrou a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, com 54,3% das crianças com idades entre 1 a 4 anos vacinadas. Ao todo, foram 15.070 crianças que receberam a dose. 


A intenção era imunizar 95% do público prioritário, que soma menos de 28 mil crianças. Porém, assim como mostravam os balanços preliminares, a campanha se encerrou com baixa procura em todo o país.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024


Segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, lamentou o número. "Com a cobertura vacinal nessa porcentagem, temos um risco muito grande da reinserção da doença; muitos especialistas têm apontado isso de forma reiterada, mas ainda assim permaneceu a dificuldade de entendimento de algumas pessoas”, explicou Machado.


As crianças que mais receberam as gotinhas foram aquelas com três anos de idade: 55,53% tomaram a vacina, o que representa 3.971 crianças. Em seguida, ficaram aquelas com quatro anos de idade, com 54,29% recebendo o imunizante (3.844). Entre as crianças de dois anos, 53,9% tomaram a dose (3.831) e, entre aquelas com um ano de idade, o percentual ficou em 53,33% (3.424).


As últimas ações organizadas pelo município para a Campanha Nacional foram no sábado, com vacinação no Calçadão e em frente ao circo instalado no estacionamento, em um shopping na zona norte. Nâo foi necessário agendamento prévio.


Com isso, ao todo, 333 crianças de 1 a 4 anos receberam as gotinhas no fim de semana. Somente no calçadão, os três profissionais de saúde conseguiram vacinar 131 crianças, sendo 35 delas com dois anos de idade; 34 com 3 anos; 33 com quatro anos e 29 com um ano. Já no circo foram imunizadas 202 crianças. Dentre elas, 56 tinham 4 anos de idade; 54 três anos; 50 dois anos e 42 crianças tinham 1 ano. Somando ambos locais, os profissionais tinham capacidade para vacinar até 2 mil pequenos.


A campanha começou no dia 8 de agosto e foi prorrogada até o dia 31 de setembro. A partir de agora, as crianças não receberão mais a dose de reforço contra a Poliomielite. Por isso, a orientação do Ministério da Saúde (MS) é que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) apliquem somente a dose contra a paralisia prevista no calendário básico de vacinação. Para isso os pais devem procurar a UBS mais próxima.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá