Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Londrina ganha ambulatório municipal para atendimento da população trans

20/10/21 às 20:50 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), implantou um ambulatório multiprofissional para cuidado integral da saúde de pessoas trans e travestis, no Centro Integrado de Doenças Infeccionas (CIDI), que fica na Alameda Manoel Ribas, 1. O serviço está em vigor desde o dia 5 de outubro e oferece diversos serviços voltados a este público.

O ambulatório atende pessoas trans e travestis em processo de hormonização. Dentre os serviços oferecidos estão: acolhimento e atendimento de enfermagem; realização de testes rápidos para rastreio de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); acompanhamento integral de saúde com profissional da Medicina de Família e Comunidade: saúde mental, acompanhamento de doenças crônicas, hormonização; solicitação de exames laboratoriais e de imagem, os quais são  realizados nos laboratórios conveniados com a Prefeitura; apoio do serviço social do CIDI; encaminhamento ao Centro de Pesquisa e Atendimento para Travestis e Transexuais  (CPATT) de Curitiba se necessário (para os querem de entrar para fila de cirurgia e acesso aos medicamentos da hormonização gratuitamente).

O ambulatório multiprofissional executa um trabalho em rede com a Atenção Primária à Saúde (APS), pois o encaminhamento dos pacientes ao ambulatório é feito por médico ou enfermeiro das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e passa por regulação da Diretoria de Regulação em Saúde, de acordo com a prioridade de cada agendamento. Para prestar um bom atendimento, os profissionais têm passado por capacitações, nesta temática.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

A médica Beatriz Zampar, supervisora do Programa de Medicina de Família e Comunidade do Município, destacou que o ambulatório representa uma garantia de direitos para a população. “Com isso, fazemos valer os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), como a universalidade, ou seja, todos têm direito ao acesso à saúde; a integralidade, todos têm direito de serem olhados como um todo, nos aspectos biológico, social e psicológico; e equidade, conceito importante quando falamos sobre a população trans, que significa ofertar o que cada pessoa necessita, de forma equânime, de acordo com a complexidade da demanda de cada pessoa”, enfatizou.

O local conta com profissionais de diversas áreas, como enfermeira, médicos de família e comunidade, técnicos de enfermagem, assistente social, farmacêutico, além do trabalho em rede ligado à Atenção Primária à Saúde e outros serviços da SMS. Ele fica no CIDI e funciona de segunda a quinta-feira, das 13h30 às 17h. Dúvidas e informações podem ser obtidas no telefone (43) 3373-0174 e e-mail [email protected].

© Copyright 2023 Grupo Tarobá