Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Londrina já vacinou 12.615 crianças contra paralisia infantil desde o início da campanha

20/09/22 às 12:32 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria Municipal de Saúde de Londrina divulgou balanço parcial da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite (paralisia infantil). Entre o início da campanha, no dia 8 de agosto, e o dia 20 deste mês, foram aplicadas 12.615 doses no município. Elas representam 45.88% da cobertura vacinal do público-alvo e a meta é atingir 95%. A campanha prosseguirá até a próxima semana, 30 de setembro.


O público alvo são crianças de um a quatro anos de idade. Elas recebem a Vacina Oral Poliomielite (VOP), de gotinha, desde que já tenham completado o esquema inicial com três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP).


As crianças que ainda não se vacinaram podem receber a dose na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. Não é necessário agendar antecipadamente. No ato da vacinação, a criança deve portar um documento pessoal com foto ou certidão.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024


O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, enfatizou que é fundamental que todas as crianças de um a quarto anos se vacinem. “Pedimos aos pais, mães ou responsáveis que levem as crianças até uma unidade de saúde para receberem a vacina. Muitas pessoas da nova geração não conviveram com a paralisia infantil, por isso não sabem o mal que esta doença causa e a única maneira de evita-la é estando com a vacinação em dia”, frisou.


A paralisia infantil é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção e todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas.


Multivacinação – A campanha nacional de multivacinação, que visa atualizar a carteira de vacinação de crianças e adolescentes de zero a 14 anos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, também prossegue até o dia 30 de setembro. Para receber as doses não é necessário fazer agendamento, basta se dirigir até uma UBS. Até agora, as equipes da SMS fizeram a verificação de 16.165 carteirinhas de vacina em Londrina.


As vacinas disponíveis na campanha são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).


Para os adolescentes, estão disponíveis as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B e Meningocócica ACWY (conjugada). As vacinas têm indicação específica para cada idade, assim como para quem não tem o esquema completo, integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) e estão registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

© Copyright 2023 Grupo Tarobá