Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Londrina registra 170 casos de dengue em três semanas

13/08/20 às 18:10 - Escrito por Da Redação
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou, nesta quinta-feira (13), o novo boletim com os números atualizados da dengue na cidade. Ao todo, desde janeiro, são 48.343 casos notificados da doença, sendo 23.237 confirmações, 5.852 descartes e 17.308, que estão em análise. Somente nas últimas três semanas foram notificados 170 novos casos.

A diretora de Vigilância em Saúde, Sônia Fernandes, ressalta que a dengue é uma doença que ainda preocupa.  “A epidemia não terminou em março. Muitas pessoas ficaram com medo de procurar um médico ou um serviço de saúde, em função do coronavírus. Hoje, por exemplo, já voltou a chover. Com certeza, a partir da próxima semana, teremos uma população de mosquitos bastante grande no município. O risco dos números crescerem é iminente”, frisou.

Ainda de acordo com a diretora, alguns casos da doença estão possuindo características de chikungunya – uma outra arbovirose também proliferada pelo mosquito Aedes aegypti. “Algo que nos preocupa é que há casos notificados, que estão entrando como suspeita de dengue, e possuem características de chikungunya. Os médicos também precisam se atentar a esta arbovirose. Podemos ter uma epidemia escondida da doença na cidade”, afirmou.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Para conter a proliferação do mosquito da dengue, portanto, medidas de prevenção devem continuar sendo tomadas. Vale ressaltar que devido à pandemia do novo coronavírus, os agentes de endemias estão proibidos de entrar dentro de residências para realizar vistorias, se limitando apenas a áreas externas. “É importante dizer que 90% dos focos dos criadouros do Aedes aegypti estão dentro das casas e apartamentos. Em função da COVID-19 os agentes de saúde estão fazendo vistorias apenas em áreas externas e somente em residências onde se encontram pessoas com idade inferior a 60 anos. Por isto é importante reforçar a necessidade de todos os cidadãos efetuarem as suas próprias inspeções sanitárias”, alertou Fernandes.

Disque-dengue 

Qualquer pessoa pode fazer uma denúncia de imóveis ou áreas que contenham focos do mosquito, abrangendo terrenos baldios ou ambientes que possam facilitar a proliferação deste vetor. O contato está disponível pelo 0800-4001893, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


Com N.Com

© Copyright 2023 Grupo Tarobá