Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Maringá lidera o ranking das cidades que aplicaram mais doses vencidas da AstraZeneca

02/07/21 às 15:51 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Maringá é a cidade do país que aplicou mais doses vencidas da vacina da AstraZeneca, segundo reportagem divulgada pelo Jornal Folha de São Paulo. No total, de acordo com a reportagem, a cidade aplicou 3.536 doses vencidas do imunizante. Isso corresponde a 87% do total de doses vencidas aplicadas em todo Paraná, que teria aplicado 4.060 doses vencidas da vacina.

Os dados foram retirados de registros do Ministério da Saúde. Os imunizantes expirados integram oito lotes da AstraZeneca importados ou adquiridos por consórcio. 

Em nota a Secretaria de Estado da Saúde afirmou que “todos os lotes que chegaram ao Paraná pelo Ministério do Saúde foram, e continuam sendo, rapidamente descentralizados para todos os 399 municípios. Mesmo assim, as informações sobre os possíveis imunizantes vencidos serão verificadas junto às secretarias municipais, que são responsáveis pelo controle final da aplicação. O Estado também aguarda um posicionamento do Programa Nacional de Imunizações (PNI) sobre o caso.”

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

A Prefeitura de Maringá informou que não aplicou doses vencidas. Segundo a Prefeitura, “o lançamento no Sistema Conect SUS está diferente do dia da aplicação da dose. Isso porque, no começo da vacinação, a transferência de dados demorava a chegar no Ministério da Saúde, levando até dois meses. Portanto, os lotes elencados são do início da vacinação e foram aplicados antes da data do vencimento. Concluindo, não houve vacinação de doses vencidas em Maringá e sim erro no sistema do SUS.”

Londrina não aplicou doses de vacinas vencidas. A Secretaria Municipal de Saúde confirmou que não houve em Londrina nenhuma pessoa vacinada com o lote de vacinas vencidas conforme divulgado hoje pela imprensa. Em analise com os técnicos da secretaria, foi constatado que os dois casos que motivaram a inclusão da cidade na matéria, foi devido a um erro digitação interno do número do lote para o sistema do Ministério da Saúde.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá