Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Morte de macaco por febre amarela é confirmada em Castro

28/03/19 às 18:37 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O boletim da Secretaria de Estado da Saúde desta quinta-feira (28) confirma a morte de um macaco por febre amarela na área da 3ª Regional de Saúde, em Castro. Até o momento, 55 municípios do Paraná apresentam epizootias (morte de macacos) – 24 deles estão em investigação.

O Paraná tem cinco mortes confirmadas de macacos por febre amarela. Os casos ocorreram noa municípios de Castro, Antonina, Morretes, Paranaguá e São José dos Pinhais.

O secretário da Saúde, Beto Preto, destaca que o Estado está reforçando as ações de prevenção à febre amarela, intensificando a vacinação e ampliando a vigilância das epizootias.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

“Neste momento desenvolvemos trabalho em parceria com o Ministério da Saúde e equipes percorrem o corredor ecológico de transmissão para identificar os animais doentes. Nossa recomendação é para que a população tome a vacina, pois é forma mais eficiente de proteção”, afirma o secretário.

A 3ª Regional de Saúde, com sede em Ponta Grossa, informa que inúmeros trabalhos preventivos em relação à doença já são desenvolvidos, entre eles a abertura de unidades de saúde em horários especiais para vacinação, orientação da população e capacitação de profissionais de saúde.

VIGILÂNCIA DAS EPIZOOTIAS - Desde o começo desta semana, equipes formadas por técnicos do Ministério da Saúde reforçam o trabalho de vigilância nos corredores de transmissão dos municípios de São José do Pinhais, Tijucas, Ponta Grossa e Castro.

Os técnicos da Secretaria de Estado da Saúde foram capacitados pelo Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde. O trabalho consiste em coletar material dos animais e envio para análise laboratorial.

A secretaria reforça que o macaco não transmite a doença. A febre amarela é transmitida pelo mosquito contaminado com vírus que também pica os macacos.

BOLETIM - O boletim epidemiológico desta quinta-feira (28) confirma 13 casos da doença no Paraná. Na semana passada eram 12.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Acácia Nasr, explica que pessoas entre 9 meses e 59 anos devem ser imunizadas. “A vacina leva dez dias para entrar em ação, portanto, orientamos que a população procure as unidades de saúde para receber a dose”, disse. Ela acrescenta que também é importante o uso de repelente, mangas longas e calças compridas para quem está perto de matas, rios, parques ou áreas de reserva, e para quem vai se deslocar para estas regiões”.

AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá